A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e promoção da Saúde (Subpav), continua levando atendimento médico e serviços aos moradores da comunidade Cafuringa, no distrito de Travessão de Campos, que no dia 31 de agosto registrou o óbito de uma criança de 6 anos por febre maculosa. A doença é transmitida pela picada do carrapato do gênero Amblyomma sculptum, mais conhecido como carrapato-estrela. Esta semana, foram dois dias ações preventivas, inclusive com participação de especialistas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e de promoção da saúde da população local.
Entre os serviços realizados nesta quarta-feira (06) estão atendimento médico com subsecretário e infectologista Charbell Kury; realização de exames cipatológicos, mais conhecido como preventivos e encaminhamento para mamografia e outros exames emitidos pelo Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM); atendimento com a equipe do Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ); e diversos serviços como, por exemplo, orientação, escovação, extração, distribuição de kits de escovação do Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde.
“Quando estivemos em Cafuringa pela primeira vez, em 14 de setembro, percebemos a necessidade de alguns serviços naquela comunidade, como, por exemplo, a dificuldade em relação à saúde oral e a acesso de alguns serviços e, desde então, estamos visitando a comunidade. Desta vez levamos serviço complementares à primeira ação”, explicou Charbell.
Além dos serviços em saúde ofertados aos moradores, as crianças participaram de atividades lúdicas de animação cultural com a equipe do Curso de Gestão de Pessoas “Cuidando de quem Cuida”, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), com distribuição de cartilhas, lápis de colorir e lanches.
No próximo mês será realizada nova rodada de vacinação e de atendimento odontológico para fechar o ciclo de atendimento na comunidade. “Todos estão com exames em dia, atendimento médico, mas ainda tem pendências para atendimento odontológico e vamos voltar para fazer esse atendimento”, disse Charbell, acrescentando que “o mais importante é que conseguimos deixar a comunidade em dia com os atendimentos”.
MONITORAMENTO — Com foco na prevenção, agentes de combate às endemias e veterinários do CCZ, além de três enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde participaram de uma capacitação promovida por quatro especialistas da Secretária de Estado de Saúde (SES), através da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (SVEA).
O treinamento contou com aula teórica na sede do CCZ e prática na localidade de Cafuringa, onde foi aplicada a técnica de pano de arrasto (flanela branca) para captura de carrapatos de vida livre e coleta de sangue de animais no perímetro em que foi registrado o caso positivo de febre maculosa e, assim identificar possíveis hospedeiros da bactéria Rickettsia rickettsii.
“O objetivo é criar um plano de ação para monitoramento da casuística da doença na nossa região”, explicou o veterinário e coordenador do Canil do CCZ, Marcelo Maeda. Para análise das amostras de carrapatos e sangue dos animais coletadas durante o treinamento, o município tem parceria com o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), que é vinculado ao Ministério da Saúde. A capacitação dos servidores do CCZ continuou nessa sexta-feira (06) com treinamento interno no curral e no canil do órgão.
ANÁLISES PRELIMINARES — A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, esta semana, o relatório da análise das amostras de sangue coletadas no dia 21 de setembro na comunidade de Cafuringa e realizada pelo Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Todas as amostras de sangue dos moradores apresentaram resultado negativo, não havendo registro de novos casos. As amostras de sangue dos animais também tiveram resultado negativo para a bactéria Rickettsia rickettsii.
“Continuamos fazendo coletas para a busca da casuística da febre maculosa na região”, declarou Charbell Kury.