Através de parceria entre a Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres e o Programa Dentinho Saudável, da Secretaria Municipal de Saúde, será realizada no próximo dia 25, Dia do Dentista, uma ação de conscientização voltada para mulheres que são pacientes oncológicas, sobre a importância e cuidado com a saúde bucal. A ação vai acontecer também dentro do Dia Laranja, marcado todo mês para alertar sobre a violência contra mulheres e meninas e faz parte da Campanha Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama. O local da ação será divulgado na próxima semana. O programa faz parte do Departamento Odontológico da Secretaria Municipal de Saúde e é dirigido por pelo dentista José Luiz Oliveira, que apoia a parceria e é envolvido com as ações do programa.
Neste dia será lançado o Projeto Farmacoteca do Dentista, uma caixa itinerante, que vai auxiliar na escolha de material adequado para a saúde bucal como escova de dentes, higienizante bucal e fio dental mais adequados para cada um. "Também vamos juntar grupos de mulheres que fazem tratamento oncológico para fazer avaliação clínica e ver quais os cuidados que elas precisam, além de orientá-las sobre como devem proceder", explica a subsecretária, Josiane Viana, acrescentando que, nesta quinta-feira (07), as dentistas Conceição Luísa Tavares dos Santos e Adriana Gomes Coelho, coordenadoras do programa, entregaram kits com escovas e pastas de dentes.
A coordenação do programa explica a importância da orientação sobre saúde bucal para pacientes oncológicas. "A quimioterapia pode afetar o esmalte dos dentes e aumentar o risco de problemas dentários ao longo do prazo. Altas doses de radioterapia administradas na região da cabeça e pescoço podem alterar o desenvolvimento dos dentes, causar doenças da gengiva e diminuir a produção de saliva, provocando boca seca”, esclarece.
- Pacientes oncológicos que estão fazendo tratamento com rádio ou quimioterapia precisam de um acompanhamento odontológico para minimizar possíveis danos e desconfortos da saúde bucal. Esse cuidado é ideal tanto antes do tratamento oncológico, quanto durante e após finalizar o tratamento. A higiene bucal não pode ser esquecida neste período, mesmo que o problema não seja na região da boca. Assim, é possível controlar as possíveis lesões bucais e também a função mastigatória para ter certeza que os alimentos chegam bem triturados no estômago e não afete as funções estomacais – explica Conceição.
As coordenadoras explicam que o mais indicado para pacientes oncológicos, além de manter a escovação em dia e as consultas com o cirurgião dentista, periodicamente, também é usar escovas de dentes extra macias e bochechos com antissépticos sem álcool. “As doenças bucais mais comuns em pacientes oncológicos são Mucosite Oral (aftas grandes espalhadas por toda a boca e extremamente dolorosas), Gengivite (inflamação ou doença na gengiva), sensação de boca seca, perda do paladar, xerostomia (baixa produção de saliva), aumento do risco de cáries, Periodontite (inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes), dificuldade ao engolir os alimentos, dores na articulação que movimenta a boca (ATM) e mau hálito.
- Os pacientes em tratamento oncológico deve suspender o uso de aparelhos ortodônticos e, somente após dois anos de remissão, o tratamento pode ser retomado. A prevenção é muito importante e, até mesmo antes de começar a radioterapia, o paciente deve passar por uma avaliação com um cirurgião dentista, evitando que a saúde bucal afete o seu quadro oncológico – esclarece Adriana.