Notícia no detalhe
Emergência em Casa continua salvando vidas
O Programa Emergência em Casa continua beneficiando milhares de pessoas, diminuindo a mortalidade no município e ajudando a salvar vidas. Em 2010, o programa recebeu 25.457 chamados. Desse total, 13.858 pessoas precisaram receber atendimento médico. A maior parte dos pacientes foi socorrida em casa ou tiveram suas solicitações resolvidas por telefone, com ajuda de médicos reguladores do programa. As demais ligações representam remoções por outros meios ou não eram chamadas para o 192, mas para outros órgãos como a Defesa Civil e a Polícia Militar.
Apenas 2.200 casos, aproximadamente, foram encaminhados para as unidades hospitalares da cidade. Somente este ano, cerca de 2 mil pessoas já foram beneficiadas pelo serviço, que foi implantado em dezembro de 2009. Uma delas é a dona Ilda de Jesus Braz, 71 anos. Ela é moradora da Avenida Beira Lago, no Parque Guarus, e sofre de problemas como hipertensão e diabetes.
- Já pedi ajuda do Emergência em Casa três vezes e fui atendida bem rapidinho. Os médicos e enfermeiros são excelentes. Em uma das vezes, minha pressão estava muito alta. Da segunda vez, cai no quintal de casa e eles me levaram para o Hospital Ferreira Machado. Lá fizeram meus exames todos na hora. Esse programa ajuda muito a quem precisa de serviço com urgência - ressaltou a idosa, ao lado do marido, Antônio Paula Filho, 76 anos.
A dona de casa, Maria Antônia Canholato, 63 anos, também agradece a equipe do programa, por ter socorrido seu marido, Getúlio Canholato, algumas vezes. “Já liguei pra lá umas cinco vezes. O atendimento foi muito bom. Eles são bem atenciosos com a gente. Meu esposo teve aneurisma na perna, infecção urinária e inflamação no intestino”, disse a dona de casa.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, atualmente, todo o município conta com a cobertura do programa, que pode ser solicitado pelo número 192. A ligação é gratuita. O Emergência em Casa foi implantado em dezembro de 2009, para atender casos de urgência e emergência, 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.
- O programa conta com seis ambulâncias do tipo UTI totalmente equipadas e tem contribuído consideravelmente para a diminuição dos índices de mortalidade. A Baixada Campista tem duas bases do programa Emergência em Casa: uma em Baixa Grande, para cobrir as localidades de Donana a Farol de São Tomé e, a outra, em Goitacazes, que assiste os moradores de Goitacazes ao Centro - lembrou o secretário.
As demais bases do programa ficam em Travessão, para cobrir a região Norte e Nova Brasília, que absorve a demanda local e dos bairros adjacentes. Há, ainda, dois veículos na Central de Regulação Médica (prédio anexo ao Hospital Geral de Guarus).
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 08:50:01 Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
0605 18h12Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento