Notícia no detalhe
Profissionais recebem treinamento contra Hepatite A
A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quarta-feira (16), às 20h, uma sessão médica de informação aos profissionais de saúde sobre o lançamento da vacina contra a hepatite A, que acontecerá no próximo sábado (19). A palestra acontecerá no auditório Dr Jair Araújo, da Faculdade de Medicina de Campos, e será proferida pela pediatra doutora em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora de saúde pública da empresa Sanofi Pasteur, Lúcia Ferro Bricks.
A especialista vai abordar o tema “A importância da implantação da vacina contra hepatite A em um calendário municipal de vacinação no Brasil”. De acordo com o superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria, Charbell Kury, a vacina será oferecida às crianças menores de 2 anos de idade do município.
- Esta iniciativa da Prefeita Rosinha Garotinho vai ao encontro das bem sucedidas políticas públicas deste governo, que incentiva as estratégias de prevenção e promoção da saúde. Desde 2009 estão sendo lançadas novas e importantes vacinas para toda a população, o que configura o nosso município como portador do maior programa de imunizações do Brasil - declarou.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o lançamento oficial de implantação da vacina no calendário municipal de vacinação será feito no próximo sábado (19), às 10h, pela prefeita Rosinha Garotinho, com a presença do Ministro de Estado da Saúde, Alexandre Padilha. “O evento acontecerá no Centro de Saúde de Guarus Dr Henrique Oliveira, próximo ao 56º Batalhão de Infantaria, no Jardim Carioca, Guarus”, disse Hirano.
No Brasil, esta vacina está disponibilizada gratuitamente através de indicações clínicas específicas nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs), como hepatopatas crônicos, indivíduos com distúrbios de coagulação, imunodeprimidos, viajantes para zonas endêmicas; crianças menores de 13 anos com HIV/AIDS; portadores de fibrose cística, trissomias e doenças de depósito; candidatos a transplante de órgão sólido, cadastrados em programas de transplante e hemoglobinopatias.
- As experiências bem sucedidas internacionais dão conta de que a melhor época para a vacinação é no segundo ano de vida, pois é o melhor momento em que a criança não teve contato com o vírus e tem a melhor soro conversão - explicou o secretário.
Dados - Campos contabilizou 58 casos da doença em 2007, 34 em 2008, 6 casos em 2009 e 5 no ano passado. A vacina é extremamente segura e com pouquíssimos efeitos adversos. Estudos apontam que a vacina mantém proteção imune por mais de 25 anos, não necessitando de doses de reforço. Não há contra-indicações para a vacina. A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite A, encontrado no meio ambiente, mantendo suas partículas estáveis por dias e até meses em água potável, água do mar, solo e esgoto contaminados. A maior forma de transmissão é de uma pessoa infectada para outra. A transmissão também ocorre pela ingestão de água e alimento contaminados por p/essoas infectadas, que não obedecem a normas de higiene.
Últimas Notícias adicionadas
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















