Notícia no detalhe
Profissionais da saúde com mais informações sobre Hepatite A
O vice-prefeito de Campos, Francisco Artur de Souza Oliveira; o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano; o superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria, Charbell Kury participaram na quarta-feira (16), à noite, junto com a pediatra doutora em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora de saúde pública da empresa Sanofi Pasteur, Lúcia Ferro Bricks, da sessão médica de informação aos profissionais de saúde sobre o lançamento da vacina contra a Hepatite A que acontece no próximo dia 26 no Centro de Saúde de Guarus Dr Henrique Oliveira, próximo ao 56º Batalhão de Infantaria, com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Na abertura, Charbell falou sobre a importância de preparar a população e profissionais para receber mais uma vacina no calendário municipal. “Desde maio de 2009, estão sendo lançadas importantes vacinas em Campos, como a Prevenar, a HPV, que já imunizou 10 mil meninas com idade entre 11 e 15 anos, começamos o bloqueio contra a varicela nas creches, agora chega a Hepatite A, para crianças menores de 2 anos de idade. A vacinação é uma das principais políticas de prevenção do governo Rosinha Garotinho”, ressalta.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, além do programa de imunização, a Secretaria de Saúde tem realizado muitas outras ações. “Nossas ações são concretas. Nenhuma cidade no país oferece esse suporte como Campos. Estamos em uma nova cidade, nossa rede de assistência está pulverizada”, explica o secretário.
O vice-prefeito Dr.Chicão falou da reformulação da saúde em Campos. “Em dois anos, a saúde melhorou muito. Agora, vai faltar só a vacina de varicela para toda a população no calendário municipal, uma vez que atendemos apenas as creches”, completa.
Durante a sessão, Lúcia Ferro Bricks explicou que a vacina contra Hepatite A atinge quase 100% de imunização. “Experiências mostram que a melhor época de vacinação é no segundo ano de vida. Temos, através de pesquisas, dados que apontam que, após a implantação da vacina nos calendários dos EUA e da Argentina, em pouco tempo, o problema sumiu”, falou explicando que a proteção da vacina é superior a 20 anos e o esquema ideal são duas doses, num intervalo de seis meses.
Aprendizado - Sandra Margareth Abreu Pinto é enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Imbé e aprova a iniciativa da Prefeitura de Campos em preparar seus profissionais antes do lançamento da campanha. “Os profissionais da área estão sempre se atualizando, foi assim com a Prevenar, HPV e, agora, com Hepatite A. Após esse primeiro contato, antes da vacinação chegar para população, ainda passamos por novo treinamento prático na unidade de saúde”, disse.
Dados – Em 2007, Campos registrou 58 casos da doença, 34 em 2008, 6 casos em 2009 e 5 no ano passado. A vacina é, extremamente, segura e com pouquíssimos efeitos adversos. A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite A, encontrado no meio ambiente, mantendo suas partículas estáveis por dias e até meses em água potável, água do mar, solo e esgoto contaminados. A maior forma de transmissão é de uma pessoa infectada para outra. A transmissão também ocorre pela ingestão de água e alimento contaminados por pessoas infectadas, que não obedecem a normas de higiene.
Últimas Notícias adicionadas
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















