Notícia no detalhe
Prefeitura aciona Estado para desobstruir foz do Rio Ururaí
A inundação verificada em Ururaí começa ser resolvida na manhã deste sábado (19). Nesta sexta-feira (18), a Prefeita Rosinha Garotinho acionou o Governo do Estado, através do vice-governador Luiz Fernando Pezão e da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) Marilene Ramos, para que seja realizada desobstrução da foz do rio Ururaí, junto à Lagoa Feia.
Por determinação do Inea, a empresa Odebrecht cederá máquinas, equipamentos e pessoal para a execução do trabalho e desobstrução de uma área com 110mx80m de extensão. “A água do canal Cacomanga está represada com a cheia do rio, agravando os alagamentos no distrito, desalojando famílias”, contou o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, que estará no local por volta das 8h, pra iniciar os serviços.
Nesta sexta-feira (18), o rio Ururaí subiu apenas 10 centímetros, atingindo 4.10m, mas não choveu na região do Imbé, sinalizando, conforme o secretário, que a situação ficará estabilizada: “Mas com a obstrução do canal, a água não encontra escoamento em Ururaí, fica parada, aumentando o risco de doenças. O trabalho será de desprender uma quantidade grande de vegetação, com máquina que será levada em uma balsa flutuante. Com a desobstrução, a água de Lagoa de Cima, que vem para o rio Ururaí, também terá vazão, seguindo seu percurso, pela Lagoa Feia, até o Canal das Flechas e para o mar. Assim, vaibaixar o nível dos rios Mocotó, Urubu, a Lagoa de Cima e Ururaí e os pontos de alagamentos na região serão reduzidos”.
Também nesta sexta, uma equipe de governo esteve em Ururaí, avaliando a situação das famílias atingidas pela cheia do rio. Não houve alteração do número de pessoas sendo assistidas pelo poder público municipal e, das 38 famílias desabrigadas no distrito, 15 estão na Escola João Borges, nove do Ciep Municipalizado de mesmo nome e 14 na Escola Municipal Mário Barroso.
O secretário de governo, Geraldo Pudim, explicou que a prefeitura executa dois importantes programas para beneficiar a população de Ururaí: “Temos duas situações problemáticas no distrito. Temos a população de área de risco, as famílias ribeirinhas que, até o final do ano, serão beneficiadas com 900 casas do Morar Feliz. Já a outra parte da população será beneficiada com infra-estrutura, com a pavimentação das ruas, implantação de rede de drenagem de águas pluviais, de coleta de esgoto e distribuição de água, através do Bairro Legal”, falou Pudim.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 20:19:21 Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
- 08/11/2025 20:03:58 Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
- 08/11/2025 16:46:53 Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
0811 20h03Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
0811 16h46Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
0811 14h17Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















