Notícia no detalhe
Ministro da Saúde no lançamento da vacina contra Hepatite A
A Prefeita Rosinha Garotinho recebe neste sábado (26), em Campos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para o lançamento da vacina contra Hepatite A, que entra para o calendário vacinal sendo oferecida aos menores de dois anos de vida. Durante a visita a Campos, o ministro vai conhecer um dos maiores programas de imunização do país, que inclui a vacina Prevenar, oferecida gratuitamente aos menores de um ano de idade, e a vacina contra o vírus Papiloma Humano (HPV), também oferecida gratuitamente às meninas de 11 a 15 anos de idade e eficaz na prevenção de doenças, como câncer de colo de útero.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, a vacina Prevenar reduziu em 40% a mortalidade infantil nas crianças e a contra o HPV teve repercussão nacional. O município saiu na frente e, recentemente, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomendou que a vacina seja inserida em todo calendário nacional. Segundo Hirano, a vacina Prevenar, também, reduziu de forma significativa o número de internações nos hospitais da cidade.
- Desde que começamos a vacina antipneumocócica, não registramos nenhum caso de meningite pneumocócica no município. Isso mostra a eficácia desta ação, extremamente, positiva - destaca o secretário, lembrando ainda que, no período de incidência da gripe A, mais conhecida como gripe suína, o município foi pioneiro em adotar medidas, como o afastamento das grávidas do contato com o público, evitando mortes.
O secretário lembra que a prefeitura iniciou o processo de imunização com a vacina 7 valente, que garantia 70% de proteção contra 7 sorotipos. Agora, o município já oferece a pneumo-13, que oferece 90% de proteção contra 13 sorotipos do pneumococo, causador de doenças como meningite, pneumonia, sinusite, otites e infecções no sangue.
Hirano destaca que o município oferece, pelo menos, três tipos de atendimento que são referência no país: “O Programa Emergência em Casa conta com ambulância equipada, médicos e enfermeiros, um estrutura para melhor atender à população e que está ajudando a salvar muitas vidas; o programa de imunização e as consultas e exames descentralizados”, lembra o secretário.
O secretário lembra que o Programa Emergência em Casa foi lançado em dezembro de 2009 e já realizou mais de 13.800 atendimentos; o município conta, hoje, com 60 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) reformadas e 82 novas ambulâncias estão atendendo à população de todo o município. A Secretaria de Saúde também oferece o Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (Paaq), onde são oferecidos serviços de saúde aos assentamentos e comunidades de remanescentes de quilombos que ficam distantes das UBSs.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















