Notícia no detalhe
Campos sedia 4º Encontro Internacional de Astronomia
Entre os dias 21 e 23 de abril será realizado no município o 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. O evento tem como parceiros a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Clube de Astronomia Louis Cruls. A homenagem do encontro é pelos 50 anos do primeiro homem a viajar pelo espaço: o cosmonauta russo, Iuri Gagarin. Quatro astronautas e 12 cientistas internacionais confirmaram presença, entre eles, os astronautas russos Pavel Vinogradov e Oleg Kotov e o astronauta brasileiro, Marcos Pontes.
Palestras, vídeos-conferências, seminários e oficinas serão ministrados durante o encontro. As inscrições são gratuitas e estão abertas através do site www.meeting.passeiopeloceu.org. Cerca de 300 pessoas já se inscreveram. A secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, garantiu a participação de centenas de jovens do ProJovem e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Segundo o presidente da FCJOL, Avelino Ferreira, oito anos depois do cosmonauta russo Iuri Gagarin viajar pelo espaço no dia 12 de abril de 1961, os Estados Unidos da América (E.U.A.) começaram a corrida espacial e, para não copiar da Rússia (antiga União Soviética), os americanos criaram os astronautas. “Mas foi o Iuri Gagarin que, ao chegar ao espaço, disse ‘A Terra é azul’”, comentou.
No final de 2010, com a chancela da Unesco no Brasil, Avelino informou que o Clube de Astronomia Louis Cruls, através da sensibilidade da Prefeita Rosinha Garotinho que apoiou os dois últimos encontros na cidade, começou a divulgar a astronomia como porta de entrada para as ciências em geral, principalmente, Matemática e Física.
Ferreira adiantou que no dia 21, quando será aberto o encontro, terá a apresentação do Balé Bolshoi no Brasil no Teatro Municipal Trianon. “Trata-se de uma escola russa no Brasil e dentro das comemorações dos 50 anos de Iuri Gagarin no espaço, a Prefeita Rosinha Garotinho resolveu oferecer a população o que é característico da Russia”, comentou o presidente, ao afirmar que Campos vai representar o Brasil durante os três dias de evento.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18