O Hospital Ferreira Machado (HFM) dá sequência à série de melhorias estruturais realizadas ao longo do ano de 2021 com mais uma obra importante: a reestruturação da Brinquedoteca da Clínica Pediátrica. Todo espaço será remodelado, se tornando mais lúdico e melhor preparado no auxílio ao processo de recuperação das crianças internadas.
“Nossos pequeninos merecem um local onde possam brincar e se divertir, mesmo durante um período de internação hospitalar. É necessário manter a alegria presente, inclusive auxilia no tratamento. Para isso estamos contando mais uma vez com o modelo de integração público-privado. Algumas empresas já estão contribuindo, mas ainda precisamos de aporte para a finalização da obra”, relatou o diretor administrativo, Gilberto Nunes, que espera sensibilizar outros empresários visando garantir a entrega da obra ainda este ano.
A coordenadora da Clínica Pediátrica, a médica Andrea Alves Pessanha, destaca a importância desse espaço na recuperação das crianças e na proximidade com os familiares. “Através da Lei Nº 11.104, desde 21 de março de 205, as unidades de saúde que oferecem atendimento pediátrico em regime de internação devem dispor de brinquedotecas. A nossa unidade sempre funcionou no nosso hospital, e atualmente vem passando por uma reforma estrutural bastante significativa. Esse espaço tem uma natureza muito peculiar no universo pediátrico, porque no momento em que a criança está na brinquedoteca, nós conseguimos que esse período (internação) se passe de forma mais amena, com um impacto muito positivo para os pacientes e familiares”, ressaltou.
Brinquedoteca auxilia no processo de adaptação
Quando a criança é internada, ocorre uma mudança muito grande na sua rotina, já que ela é afastada do ambiente familiar e também do escolar. A Brinquedoteca surge como um espaço de suma importância para os nossos pacientes pediátricos. É nesse local que a gente consegue garantir, mesmo estando em um ambiente hospitalar, um dos seus direitos fundamentais consagrado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o direito de brincar”, disse a enfermeira da Clínica Pediátrica, Alice Alves.
Alice faz, ainda, um pedido para que as pessoas possam contribuir para a manutenção do espaço. “Aproveito esse momento de reinauguração da Brinquedoteca do Hospital Ferreira Machado para convocar a sociedade para que contribua com doações de brinquedos, livros infantis e materiais de papelaria, como hidrocores, lápis de cor, massas de modelagem e outros”, finalizou.