Notícia no detalhe
História de Campos contada em palestras na Fundação Zumbi
Cerca de 150 adolescentes do Ciep Nilo Peçanha, na Lapa, assistiram na manhã desta quarta-feira (23) palestras ministradas pelo historiador e escritor Hélvio Cordeiro sobre a história de Campos dos Goytacazes. A elevação de Campos à categoria de cidade completa 176 anos na próxima segunda-feira (28) e a prefeitura preparou uma vasta programação para comemorar este aniversário. O encontro está acontecendo na sede da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP).
Segundo Hélvio, a trajetória da cidade é contada desde a primeira tentativa da Vila da Rainha, de Pero de Góes, quando surgiu a cana-de-açúcar, até o período atual que é a elevação de Campos na categoria de cidade. “Mas conscientizo os alunos que o município tem três datas comemorativas. Em 29 de maio de 1676, foi a primeira localização de Campos através do marco na Igreja São Francisco, na Rua 13 de Maio. Foi elevada à categoria de cidade em 28 de março de 1835. E no dia seis de agosto é comemorado o padroeiro da cidade. São datas importantes que eu busco para que os alunos possam refletir sobre os assuntos”, comentou.
A finalidade, de acordo com o historiador, é o conhecimento da história e o aumento da cultura. “Os adolescentes têm que se questionar no que pensam das datas comemorativas que contribuem na importância do crescimento da cidade”, comentou. À tarde, três turmas da Escola Municipal Luiz Sobral também assistiram as palestras. Na manhã desta quinta-feira (24) mais três turmas do Ciep da Lapa e, à tarde, três da Luiz Sobral ficaram sabendo um pouco mais da história da cidade.
O presidente da FMZP, Jorge Luiz dos Santos, destacou que as palestras têm o aspecto principal que é trabalhar a cabeça das crianças e adolescentes para questões que há muito tempo não são trabalhadas como a igualdade racial e a cidadania. “O nosso trabalho está focado na cidadania, fazendo com que as pessoas entendam a importância de Campos no país”, comentou.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18