Em 2021 a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) realizou diversas ações para a retomada das atividades culturais do município, seguindo cada decreto sanitário publicado pela Prefeitura. Além disso, nos primeiros meses, foi realizado um detalhado processo de levantamento das ações de manutenção que se faziam necessárias nos prédios administrados pela FCJOL e, antes do final deste ano, algumas dessas intervenções já foram iniciadas.
“Não foi um ano fácil, mas conseguimos realizar a retomada gradual das atividades culturais de nosso município. Valorizamos os fazedores e fazedoras de cultura, através de editais e do oferecimento de cursos de capacitação gratuitos. Todas as obrigações patronais e tributos relativos a União foram devidamente regularizados. Adquirimos materiais permanentes e equipamentos de manutenção para a reativação do funcionamento de nossos prédios. Em 2022, faremos ainda mais”, anuncia a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
EQUIPAMENTOS – Graças ao empenho do prefeito Wladimir Garotinho foram liberados R$ 20 milhões da sobra do duodécimo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para a restauração completa do Solar do Colégio, prédio que abriga o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Tocos, na Baixada Campista, com início previsto para janeiro de 2022.
A FCJOL está na etapa final para o começo das obras dos telhados do Teatro de Bolso Procópio Ferreira, e Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), encontrados, em janeiro deste ano, com sérios comprometimentos. A recuperação do telhado do Teatro Municipal Trianon foi iniciada em 28 de dezembro. O Palácio da Cultura também receberá as devidas intervenções para a sua reativação.
O espaço que abriga a Biblioteca Nilo Peçanha, na praia do Farol de São Tomé, passou, em dezembro, por um processo de recuperação de sua estrutura, realizada pela empresa Macterra Construções, através do programa Amigo da Cidade. Em janeiro, a Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, de Goitacazes, também será reformada, através do Amigo da Cidade.
O Museu Olavo Cardoso alvo de um furto no final de 2020, teve o restante de seu acervo transferido para o MHCG, em janeiro deste ano, enquanto aguarda sua restauração. O Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), que completará 10 anos em março de 2022, em breve, receberá as obras de que precisa para abrigar, no próximo ano, os desfiles do Carnaval. No momento, a FCJOL está com um edital aberto, visando obter parceiros para o patrocínio dos desfiles de 2022.
PLANO MUNICIPAL DE CULTURA – No dia 31 de maio, o prefeito Wladimir Garotinho sancionou, através do Diário Oficial, a lei nº 9.065, que institui Plano Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes, instrumento de planejamento e gestão que orientará as políticas de cultura, no município, num horizonte de 10 anos (2021-2031). Ele norteia o financiamento e fomento da cultura e deve ser acompanhado pelo Conselho Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (Comcultura). Em março, a FCJOL realizou, de forma remota, a VII Conferência Municipal de Cultura, marcada pela escolha da nova composição do Comcultura (2021-2023).
CULTURE, CAMPOS – Foi lançado, em 14 de junho, o programa “Culture, Campos - com horizonte!”, que que tem sete eixos que norteiam a gestão cultural do município, dentro e fora dos equipamentos da FCJOL.
EVENTOS – Iniciados de forma remota, em razão das fases da pandemia da Covid-19, nos primeiros meses de 2021, contemplaram comemorações de datas importantes do calendário cultural do município, através de lives do canal da FCJOL no YouTube. O Prêmio de Cultura Alberto Ribeiro Lamego, contemplando os homenageados dos anos de 2019 e 2020, teve sua cerimônia realizada em 16 de agosto, no teatro Trianon, com a realização da FCJOL e do Comcultura. Realizado em setembro, o 4º Festival Doces Palavras (FDP!), com 14 dias de intensa programação híbrida, foi o marco da retomada das atividades culturais presenciais da FCJOL. Foram 33 atividades híbridas e 55 virtuais. Shows e oficinas promovidos através de edital, proporcionaram a grupos de teatro e música do município, que foram selecionados, pisarem, pela primeira vez, no palco do Trianon, apresentado belos espetáculos.
A celebração da passagem do Dia Nacional da Cultura, em 5 de novembro, contou com diversas atividades, em alguns equipamentos, com destaque para o lançamento do projeto “Expo-visão do Artesanato Campista”, no Palácio da Cultura, que aconteceu até o dia 23 de dezembro, reunindo cerca de 60 artesãos do município, cadastrados na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho.
Para fechar 2021, o programa “Natal a Mil”, da Prefeitura de Campos, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Campos, com o apoio da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), contou com apresentações artístico-culturais em diversos pontos do município, através do projeto “Natal com Vida”.
LEI ALDIR BLANC – Em outubro, foram abertas as inscrições para três novos editais da Lei Aldir Blanc (LAB), através do Fundo Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (Funcultura). Foram 118 contemplados com o total de R$ 605.710,16 investidos no setor cultural, em apoio direto ao fazedor da cultura do município.
FORMAÇÃO – Em 2021, a FCJOL ofereceu capacitação aos fazedores de cultura, através de diversos cursos gratuitos. Além de cursos preparatórios para editais da LAB e editais oferecidos pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), foram reativados o Curso Livre de Teatro, o Projeto Dançarte e o Curso de Capacitação Teatral Letras em Movimento.
ATENDIMENTO PRESENCIAL – No começo do segundo semestre, o MHGC e o Arquivo Público voltaram a receber visitas, mediante agendamento prévio. No Museu, a comunidade voltou a apreciar as partes da história do município expostas nos cômodos do Solar do Visconde de Araruama. No Solar do Colégio, pesquisadores voltaram a ter acesso aos documentos que colaboram para pesquisas variadas, após a reativação do laboratório de restauração de jornais e documentos do 5º melhor Arquivo Público do país.
PARCERIAS – Em 10 de junho, a FCJOL e a Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes oficializaram um Termo de Convênio. Mais tarde, em 8 de julho a FCJOL e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), assinaram um Memorando de Entendimento, estabelecimento de relações colaborativas entre as duas instituições.