Notícia no detalhe
Campos em sétimo lugar em formalização de trabalhador
Campos é o sétimo município no ranking do Estado do Rio em formalização dos trabalhadores informais, na frente de Macaé e Niterói. Em março do ano passado, o município ocupava a sétima colocação. “Nós nos preocupamos com a formalização, a orientação e o acompanhamento destas pessoas”, ressalta o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Jivago Faria.
- Todas as quartas-feiras, das 9h ao meio-dia, o Espaço do Empreendedor está nos altos da nova Rodoviária Roberto Silveira, atendendo as pessoas que estão na informalidade a legalizar o seu negócio. Já completamos um mês de atendimento. As pessoas contam com assistência contábil e jurídica, orientação bancária, orientação da Vigilância Sanitária, entre outros serviços. A formalização é feita na hora - informa Jivago.
Os 350 permissionários do Shopping Popular Michel Haddad estão todos legalizados. Eles se transformaram em microempreendedores, com o apoio da Prefeitura, 60 dias após a intervenção do Ministério Público Federal, em março do ano passado. A formalização ocorreu por determinação da Prefeita Rosinha Garotinho. O trabalho foi realizado pela Codemca.
Para incrementar o seu negócio, eles contaram com dois fortes aliados: a Cartinha do Empreendedor, criada pela Codemca e o curso “Aprender a empreender”, ministrado pela Codemca, em parceria com o Sebrae. Os permissionários do Shopping Popular também tiveram acesso a serviços bancários com taxas reduzidas, através da parceria firmada pela Codemca com o Bradesco e o Banco do Brasil. Estas ações fazem parte do Programa de Incentivo ao Micro e Médio Empreendedor.
- A Codemca fomenta o empreendedorismo. As pessoas que estão na informalidade estão sujeitas a terem suas mercadorias apreendidas, não conseguem um crédito, só têm acesso ao banco como pessoas físicas, com juros maiores; não conseguem vender para empresas e não têm direitos previdenciários, como auxílio doença e aposentadoria. Com a formalização, elas terão todos estes benefícios e poderão, inclusive, contratar funcionários com carteira assinada – destaca o presidente da Codemca.
Últimas Notícias adicionadas
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18