Com o objetivo de garantir a segurança das crianças e a tranquilidade dos pais e responsáveis, a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), em parceria com a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), irá distribuir quatro mil pulseiras de identificação para serem utilizadas por crianças durante a 289º Festa de Santo Amaro, comemorado neste sábado, dia 15. O estande da Fundação servirá de Ponto de Encontro. A parceria foi firmada em reunião do vice-presidente da FMIJ, Leandro Castelo, com a coordenadora do programa SOS Crianças Desaparecidas, Angélica Barreto, e a assessora da FMIJ, Raquel Vasconcelos.
A ação, de caráter preventivo, objetiva o fortalecimento da cultura da identificação, que ajuda a evitar o desaparecimento de crianças e adolescentes. Com o uso da pulseira, qualquer pessoa pode colaborar para devolver o menor ao responsável. Além da retirada das pulseiras, que conterá informações como nome da criança e do responsável, endereço e telefone para contato, pais e responsáveis receberão orientação sobre os endereços e telefones de Conselhos Tutelares, ações da FMIJ e da FIA, que devem ser adotados para garantir a segurança dos menores.
Segundo o presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, a parceria com a FIA, busca garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. “Buscamos sempre realizar ações para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Esse trabalho é também de conscientização, já que muitos pais e responsáveis não têm esse hábito de identificar seus filhos. Nas festividades de Santo Amaro, o distrito sempre fica muito movimentado, por isso é essencial o pai, a mãe ou o responsável buscar identificar seu filho com a pulseira. Se identificada, será muito fácil encontrá-la, caso a criança se perca”, destacou o presidente.
O coordenador do Polo Regional da FIA-RJ, Bruno Cordeiro, destacou que a parceria com a FMIJ é fundamental. “Unir Estado e Município para fortalecer as políticas em prol das crianças e adolescentes é essencial. A gente como FIA, tem o polo de articulação voltado para crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Vamos auxiliar pessoas em diversas esferas ”
O vice-presidente da FMIJ frisa que a preocupação é com a segurança e integridade das crianças e adolescentes. “Acreditamos que ações como essa, de distribuir pulseiras de identificação, funcionam bem em eventos de grande concentração de pessoas. Vamos sempre unir forças para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, informou Leandro Castelo.
Inclusão - Com o objetivo de informar e conscientizar, o stand também irá realizar a campanha "Blitz Azul". O vereador Leon Gomes irá coordenar a ação com a distribuição de adesivos, cartilha do autista e panfletos sobre o Transtorno Espectro Autista (TEA).
"Temos como objetivo de levar informação a população sobre o que é o autismo. Conscientizar a população sobre a proteção e os direitos do autista e de seus familiares é de extrema importância, não apenas orientar a sociedade acerca do assunto, mas principalmente fomentar e fortalecer as políticas públicas voltadas a pessoa com TEA. Nosso objetivo é fazer com que eles tenham seus direitos respeitados e tenham melhores oportunidades de vida”, destacou.
Campanha “SOS Crianças Desaparecidas” - O SOS Crianças Desaparecidas é um Programa da FIA, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. O programa desenvolve ações voltadas à identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos e sua reintegração à família, resguardando-lhes os direitos fundamentais de proteção, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.