Notícia no detalhe
Clientes bancários isentos de multas em período de greve
Assim que a greve dos vigilantes de bancos terminar, os clientes que não conseguiram durante a paralisação efetuar pagamentos bancários estarão isentos da cobrança de juros e multas pelas agências bancárias. A medida foi determinada no final da tarde desta quinta-feira (31), pelo juízo da 4ª Vara Cível, que deferiu a ação proposta pela secretaria municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos). Foi requerido, em caráter liminar, que as instituições financeiras não cobrem juros ou quaisquer outros encargos financeiros sobre o pagamento das contas, carnês ou qualquer dívida pagável através de boleto bancário, vencidas no período, e que não puderam ser pagas em função da greve dos vigilantes.
Caso haja a cobrança, os réus deverão restituir, em dobro, os valores indevidamente cobrados. “Essa tutela só é aplicável aos consumidores que não tiveram outros meios de quitarem suas dívidas. É importante salientar que a ação cautelar só ampara os consumidores de Campos que comparecerem às instituições bancárias somente no primeiro dia de funcionamento após o término da greve. É entendimento do Procon e, agora, com o respaldo da determinação judicial, que os bancos são responsáveis por seus sistemas de segurança, custeio e logística, portanto, quando a prestação do serviço é defeituosa ou ineficiente, os danos ao consumidor devem ser reparados”, observou a secretária executiva do Procon-Campos, Rosangela Tavares.
Enquanto permanece a greve, iniciada no último dia 24, Rosangela orienta que os consumidores busquem outras formas de pagarem seus compromissos, tais como casas lotéricas, lojas autorizadas, supermercados, entre outros. De acordo com a secretária executiva, é garantido ao consumidor a adequada e eficaz prestação do serviço. “ Vamos colocar todo nosso corpo jurídico para dar apoio aos consumidores que se sentirem prejudicados em função da greve”, assegurou Rosangela.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira