Notícia no detalhe
Família Presente discute o dever dos pais
A Fundação Municipal da Infância e da Juventude desenvolve desde março o Projeto Família Presente junto aos pais e responsáveis dos alunos da instituição. Nesta segunda-feira (11), a equipe sócio-pedagógica vai participar de palestra ministrada por psicólogas. Desta vez, o assunto será discutido junto aos pais das crianças que participam dos projetos especiais. A palestra é parte do Programa Campos Criança Cidadã, e acontece às 14h30 de segunda-feira. Na quarta-feira (13), será a vez do Núcleo de Atendimento do Parque Guarus.
Segundo Pedro Luís Melo, diretor Sociopedagógico da fundação, já foram atendidos pelo Projeto Família Presente, famílias de alunos que integram o Programa Bombeiro Mirim, que discutiu o tema “Acompanhamento escolar: um dever dos pais?".
_ A nossa intenção é a de buscar a reflexão dos pais ou responsáveis quanto à necessidade de participarem da vida educacional de seus filhos. É uma maneira que encontramos de fazer a família entender a importância de seu papel e que esse papel não deve ser esquecido nem jogado para cima da escola ― , destaca Pedro.
A discussão é embasada no fato de as unidades escolares e as instituições de assistência às crianças e adolescentes terem concluído que, nos últimos anos, vem crescendo a parcela de pais ou responsáveis que se omitem quanto à sua responsabilidade no acompanhamento escolar e muitas vezes, até no dia a dia do filho em outras áreas.
O diretor enfatiza ainda que é preciso que família e escola encurtem os caminhos que as separam,entendendo que ambas tem sua parcela de peso e importância e a responsabilidade não pode ser depositada apenas sobre uma delas.
“Sabemos que nos dias de hoje, as famílias tem uma vida corrida, com dificuldades econômicas, sociais e culturais. porém, queremos promover a conscientização de que mesmo assim, sua parcela de participação é essencial na vida dos filhos", destaca Pedro. Ele ressalta ain da que "a receptividade ao projeto vem sendo muito boa, reunindo a cada vez, pelo menos 50 pais, que vem interagindo com os profissionais. O projeto terá continuidade em todos os programas da FMIJ, sempre com a finalidade de discutir com a comunidade problemas diversos", finaliza.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18