Notícia no detalhe
Biblioteca municipal como opção de leitura para todos os gostos
A Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha oferece várias opções de leitura para a população, gratuitamente. Além de ser uma das maiores e mais equipadas da região, a biblioteca, localizada na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, dispõe de mais de 30 mil livros e possui parte do acervo que pertenceu ao Presidente da República, Nilo Pessanha.
No espaço destinado à Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha, também existe a Audioteca Sal e Luz, que funciona no Setor Braile do Palácio da Cultura. Nela existem cerca de 200 exemplares de livros em Braille, classificados conforme o sistema padrão: literatura, romance, poesia e clássicos brasileiros. O local conta, ainda, com 200 CDs, contendo obras como gêneros religiosos, romances, didáticos e infantis. Entre eles, “O Antigo Testamento” e “Quem mexeu no meu queijo”, de Spencer Johnson. Para ouvir o áudio, os interessados devem fazer cadastro e poderão ouvir o exemplar no local ou pegar emprestado por tempo determinado.
Os jornais também fazem parte da ampla variedade de leitura que a biblioteca disponibiliza. Segundo Maurício Xexéu, diretor da Biblioteca Municipal Nilo Pessanha, os jornais são arquivados no Setor Campos e relatam assuntos importantes ligados à cidade. Esse espaço existe desde quando a biblioteca foi fundada, há mais de 150 anos.
- A facilidade deste mecanismo é o acesso que o deficiente visual tem aos livros. Ele pode usufruir de uma série de opções de leitura de vários gêneros. Para as crianças, os livros infantis possuem até mesmo o contorno das figuras em braille - destacou o diretor da biblioteca, Maurício Xexéu.
Para o estudante Ralph Pessanha, a biblioteca facilita muito os alunos e possibilita um contato com leituras variadas e importantes. “Eu gosto muito de ler. Como faço curso técnico, preciso estar sempre me atualizando. Nem sempre tenho condições de comprar livros que preciso usar para estudar e na biblioteca eu encontro todos os que necessito”, afirmou Ralph.
O espaço fica aberto de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, aos sábados de 8h às 12h e disponibiliza dois bibliotecárias para atender aos leitores. “A biblioteca é um espaço a mais de cultura e lazer, acrescenta o diretor Maurício Xexéu.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/12/2025 15:58:50 Prefeito Wladimir Garotinho inaugura obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores
- 20/12/2025 14:49:26 Divulgado resultado do Processo de Consulta Eleitoral para gestores de escolas
- 20/12/2025 12:45:44 Papai Noel é atração especial do "Vem pro Jardim" neste domingo
- 20/12/2025 12:04:00 Festa natalina leva alegria às crianças internadas na pediatria do HFM
- 20/12/2025 08:48:44 Casais que vão participar do Casamento Comunitário ganham Dia de Beleza
Prefeito Wladimir Garotinho inaugura obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores
2012 14h49Divulgado resultado do Processo de Consulta Eleitoral para gestores de escolas
2012 12h45Papai Noel é atração especial do "Vem pro Jardim" neste domingo
2012 12h04Festa natalina leva alegria às crianças internadas na pediatria do HFM
2012 08h48Casais que vão participar do Casamento Comunitário ganham Dia de Beleza
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















