Notícia no detalhe
Biblioteca municipal como opção de leitura para todos os gostos
A Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha oferece várias opções de leitura para a população, gratuitamente. Além de ser uma das maiores e mais equipadas da região, a biblioteca, localizada na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, dispõe de mais de 30 mil livros e possui parte do acervo que pertenceu ao Presidente da República, Nilo Pessanha.
No espaço destinado à Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha, também existe a Audioteca Sal e Luz, que funciona no Setor Braile do Palácio da Cultura. Nela existem cerca de 200 exemplares de livros em Braille, classificados conforme o sistema padrão: literatura, romance, poesia e clássicos brasileiros. O local conta, ainda, com 200 CDs, contendo obras como gêneros religiosos, romances, didáticos e infantis. Entre eles, “O Antigo Testamento” e “Quem mexeu no meu queijo”, de Spencer Johnson. Para ouvir o áudio, os interessados devem fazer cadastro e poderão ouvir o exemplar no local ou pegar emprestado por tempo determinado.
Os jornais também fazem parte da ampla variedade de leitura que a biblioteca disponibiliza. Segundo Maurício Xexéu, diretor da Biblioteca Municipal Nilo Pessanha, os jornais são arquivados no Setor Campos e relatam assuntos importantes ligados à cidade. Esse espaço existe desde quando a biblioteca foi fundada, há mais de 150 anos.
- A facilidade deste mecanismo é o acesso que o deficiente visual tem aos livros. Ele pode usufruir de uma série de opções de leitura de vários gêneros. Para as crianças, os livros infantis possuem até mesmo o contorno das figuras em braille - destacou o diretor da biblioteca, Maurício Xexéu.
Para o estudante Ralph Pessanha, a biblioteca facilita muito os alunos e possibilita um contato com leituras variadas e importantes. “Eu gosto muito de ler. Como faço curso técnico, preciso estar sempre me atualizando. Nem sempre tenho condições de comprar livros que preciso usar para estudar e na biblioteca eu encontro todos os que necessito”, afirmou Ralph.
O espaço fica aberto de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, aos sábados de 8h às 12h e disponibiliza dois bibliotecárias para atender aos leitores. “A biblioteca é um espaço a mais de cultura e lazer, acrescenta o diretor Maurício Xexéu.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/01/2025 16:24:35 Farol: Samara Souza se apresenta nesta sexta-feira no Lagamar
- 02/01/2025 16:15:45 Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
- 02/01/2025 11:53:07 Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
- 02/01/2025 11:41:58 Programa de Ampliação avança para 10 escolas e creches da rede municipal
- 02/01/2025 09:52:44 Inscrições para ambulantes atuarem na Festa de Santo Amaro nesta quinta e sexta
Farol: Samara Souza se apresenta nesta sexta-feira no Lagamar
0201 16h15Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
0201 11h53Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
0201 11h41Programa de Ampliação avança para 10 escolas e creches da rede municipal
0201 09h52Inscrições para ambulantes atuarem na Festa de Santo Amaro nesta quinta e sexta
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
3Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
4Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador
5DER-RJ atende pedido da Prefeitura e suspende interdição da Estrada dos Ceramistas
6Processo seletivo da Educação realizado neste domingo para 3.737 candidatos