Notícia no detalhe
Biblioteca municipal como opção de leitura para todos os gostos
A Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha oferece várias opções de leitura para a população, gratuitamente. Além de ser uma das maiores e mais equipadas da região, a biblioteca, localizada na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, dispõe de mais de 30 mil livros e possui parte do acervo que pertenceu ao Presidente da República, Nilo Pessanha.
No espaço destinado à Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha, também existe a Audioteca Sal e Luz, que funciona no Setor Braile do Palácio da Cultura. Nela existem cerca de 200 exemplares de livros em Braille, classificados conforme o sistema padrão: literatura, romance, poesia e clássicos brasileiros. O local conta, ainda, com 200 CDs, contendo obras como gêneros religiosos, romances, didáticos e infantis. Entre eles, “O Antigo Testamento” e “Quem mexeu no meu queijo”, de Spencer Johnson. Para ouvir o áudio, os interessados devem fazer cadastro e poderão ouvir o exemplar no local ou pegar emprestado por tempo determinado.
Os jornais também fazem parte da ampla variedade de leitura que a biblioteca disponibiliza. Segundo Maurício Xexéu, diretor da Biblioteca Municipal Nilo Pessanha, os jornais são arquivados no Setor Campos e relatam assuntos importantes ligados à cidade. Esse espaço existe desde quando a biblioteca foi fundada, há mais de 150 anos.
- A facilidade deste mecanismo é o acesso que o deficiente visual tem aos livros. Ele pode usufruir de uma série de opções de leitura de vários gêneros. Para as crianças, os livros infantis possuem até mesmo o contorno das figuras em braille - destacou o diretor da biblioteca, Maurício Xexéu.
Para o estudante Ralph Pessanha, a biblioteca facilita muito os alunos e possibilita um contato com leituras variadas e importantes. “Eu gosto muito de ler. Como faço curso técnico, preciso estar sempre me atualizando. Nem sempre tenho condições de comprar livros que preciso usar para estudar e na biblioteca eu encontro todos os que necessito”, afirmou Ralph.
O espaço fica aberto de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, aos sábados de 8h às 12h e disponibiliza dois bibliotecárias para atender aos leitores. “A biblioteca é um espaço a mais de cultura e lazer, acrescenta o diretor Maurício Xexéu.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18