Notícia no detalhe
Exposição de Gagárin no 4º Encontro de Astronomia
Uma exposição com 47 imagens da vida do cosmonauta russo, Iuri Gagárin, fará parte da programação do 4º Encontro de Astronomia e Astronáutica, que irá de 21 a 23 deste mês, no Teatro Municipal Trianon. A mostra, reproduzida a partir do acervo do cientista brasileiro Rogério Mourão, acontecerá no Palácio da Cultura e será aberta ao público, que poderá conferir fatos marcantes do primeiro homem a ir ao espaço, como a infância e a vida pré e pós vôo espacial, além de todas as homenagens que recebeu de autoridades de todo o mundo.
As imagens de Gagarin – ícone da astronomia, no ano em que se comemora 50 anos da sua viagem ao espaço - têm cerca de 30x40cm e serão colocadas no saguão do Palácio da Cultura. As reproduções foram obtidas a partir da abertura de Mourão de uma pequena parte do acervo de sua biblioteca.
- O Rogério Mourão nos cedeu essas imagens preciosas da vida do Iuri Gagárin para que a população possa, além de participar do Encontro Internacional de Astronomia, conhecer um pouco mais de quem foi esse russo espetacular, que precedeu todos os demais astronautas - destacou Avelino Ferreira, presidente da Fundação Cultural Oswaldo Lima.
Avelino assinalou, ainda, que Rogério Mourão, na verdade, possui um acervo enorme e é um dos mais renomados cientistas da atualidade, tendo 88 livros publicados sobre o tema e entre tantas personalidades internacionais o evento contará com nomes da grandeza do astrônomo brasileiro.
- Atualmente as pessoas conhecem a palavra astronauta definindo aqueles que vão ao espaço, mas antigamente essa definição era feita pela palavra cosmonauta. O russo foi o primeiro a ir ao espaço e, logo depois, começou a guerra fria entre os russos e os americanos que durou décadas. No entanto, depois de 1964, os Estados Unidos acabaram dominando a cena mundial e com o fortalecimento da economia e a dependência da América Latina, acabou prevalecendo o termo astronauta, como hoje se conhece - explica Avelino.
Ele conclui que, em decorrência dessa experiência pioneira de Gagarin, hoje a ciência evoluiu a tal ponto que somam mais de mil satélites em órbita ao redor da Terra, trazendo uma série de benefícios para o mundo.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















