A Praça São Salvador se transformou em uma verdadeira passarela para receber o 1º Centro Fashion Day, evento que reuniu cerca de 20 empresas de Campos dos segmentos da moda, artesanato e gastronomia. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Campos) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae RJ), com apoio da Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O objetivo do Centro Fashion Day é fortalecer e valorizar o comércio do Centro de Campos, fomentando a economia do município, que sofreu grande impacto da pandemia da Covid-19, que começou há dois anos. O evento acontece em clima de esperança e retomada da economia, após as flexibilizações e a liberação do uso de máscaras.
O evento, apresentado pela jornalista Alessandra Ribeiro, foi aberto com desfile da ex-modelo, Rita Pinto e encerrado com a ex-modelo e atriz, Magda Cotrofe, que também é campista e desfilou com um vestido de noiva, do estilista Silvio Cruz. Um outro vestido noiva também foi destaque, criação do estilista Nelcimar Pires, que utilizou material produzido pelas artesãs da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). “O vestido de noiva que encerrou o desfile foi revestido por 5 mil fuxicos feitos por nossas artesãs”, disse, orgulhosa, Auxiliadora Freitas, presidente da Fundação, que também prestigiou a noite especial no centro.
Encerrando o evento, o cantor Apolo Ramidan, cantou hits da atualidade e a canção Butterfly, em homenagem ao pai, Dom Américo, que faleceu em 2020.
O presidente da CDL/Campos, Edvar Júnior, falou sobre a importância de reunir a CDL, Sebrae RJ e Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e da alegria de realizar o evento, que aconteceu no coração de Campos. “Hoje, está sendo aberta a temporada de moda e o que está na moda é o Centro. Queremos revitalizar o Centro e isso é o início dessa revitalização”, disse Edvar, que também destacou a arquitetura dos prédios do entorno da praça, como o Museu Histórico de Campos e a Catedral.
- É muita felicidade para nós, da CDL, conseguir firmar uma parceria com o Sebrae RJ e com a Prefeitura conseguir realizar um evento dessa grandeza. É uma felicidade ver esse público aqui na Praça São Salvador, um espaço totalmente democrático, onde todos podem ter acesso, um evento gratuito, e no Centro Histórico de Campos – disse, emocionado, o presidente da CDL/Campos.
O coordenador regional do Sebrae RJ, Guilherme Reche, ressaltou o papel do Sebrae RJ no fomento ao desenvolvimento regional e também falou sobre a união de forçar para a realização do evento. “Juntos, vamos percorrer esse caminho de sucesso. Que seja um grande evento!”, disse Reche.
Segundo o secretário Marcelo Mérida, o evento representa também um resgate histórico do Centro de Campos, que sempre teve um comércio forte. “É um evento que reúne o comércio e a indústria de Campos em um local de grande importância. O evento transformou o Centro”, disse Mérida, que também sugeriu que este modelo de evento seja levado para outros centros comerciais do município. Com o secretário, também estavam o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs), Felipe Knust; o diretor de Emprego, Tarcísio Viana.
As empresas apresentaram suas coleções, marcas e produtos para o público que prestigiou o evento. O Centro Fashion Day também abriu espaço para a música, gastronomia e artesanato locais. Entre as empresas que participaram do evento, estavam a De Faro, Donna, Zion Mulher, Sonho dos Pés, AD Life Style, Vicso, Dieguez, Vila Marítima, Slake, Stilosa, Noêmia Jóias, Pikolino, Dreams Jeans, Urbana Chic, Le Lion, LH-083, Salysh, Bia Azeredo, além do artesanato FCJOL.
Há 14 anos em Campos, o artesão Yukinori Satou Aparecido, que trabalha com macramê, definiu o evento como único e destacou sua importância. “É um evento único, que conseguiu reuniu três pilares do município, através da parceria entre CDL, Sebrae e Prefeitura e convidar os fazedores de arte para que sejamos reconhecidos é uma grande alegria. Através da minha arte, quero levar o nome de Campos para o Brasil”, disse o artesão. Satou trabalha com peças de decoração e também possui uma história de superação, que serve de inspiração para muitas pessoas que conheceu seu trabalho. “Trabalhei 10 anos em uma concessionária e fiquei três anos desempregado e, neste período, pedi a Deus que mostrasse um dom. Através do macramê, tenho incentivado muitas pessoas a fazer o que gostam”, disse
Esta é a primeira vez que um evento desta natureza é realizado no calçadão do Centro, onde se concentra o comércio varejista local, com um cenário diversificado e dinâmico. Além da Prefeitura de Campos, também estão apoiando o evento a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic); Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa); Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima; Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo/Campos); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob Fluminense) e Sindicato das Indústrias do Vestuário do Norte Fluminense (Sindvest-NF).