Notícia no detalhe
Vacina BCG agora também na Santa Casa
Após ter ampliado a oferta da vacina contra tuberculose (BCG) para o Hospital Plantadores de Cana, a Secretaria Municipal de Saúde passou a oferecer o serviço também na Santa Casa de Misericórdia, a partir desta quarta-feira (13). O serviço já é desenvolvido na maternidade do Hospital Beneficência Portuguesa, desde o ano passado. O objetivo é garantir a imunização dos bebês contra a doença, antes que eles recebam alta das maternidades.
A vacinação acontece por meio do Projeto Nascer em Campos, ligado ao Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca). Os bebês Davi Noronha, de 3 dias de vida, e Breno Galdino, 2 dias, foram os primeiros a receberem a dose única da vacina ainda na maternidade da Santa Casa. Eles também receberam proteção contra a hepatite B, fraldas e a caderneta de vacinação, enquanto suas mães recebiam orientação. As duas vacinas devem ser oferecidas ainda nos primeiros dias de vida, como prevê o Programa Nacional de Imunização.
Para Thatiana Noronha, 18 anos, mãe do pequeno Davi, o projeto da prefeitura de vacinar as crianças ainda na maternidade “gera mais proteção e comodidade”. A mãe de Breno, Cristina Rangel, 26 anos, concorda. “Assim fica mais fácil pra gente e diminui o número de vezes que precisamos ir ao posto. Protegendo contra essas duas doenças a imunidade aumenta”, afirma a jovem.
Este é mais um benefício que o governo municipal oferece às crianças da cidade, continuando a garantir, assim, o melhor Programa de Imunização do país. A meta é levar a vacina BCG para as outras maternidades particulares do município, a exemplo do que já acontece com a vacina contra a hepatite B. “A vacina BCG protege contra as formas graves da tuberculose, como as ósseas, as miliares e as extrapulmonares, além da meningite tuberculosa”, disse o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano.
O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, destaca a importância do projeto. “A medida vai contribuir para aumentar a cobertura vacinal e diminuir o índice de mortalidade infantil. A Secretaria quer aproveitar a oportunidade que a criança ainda está na maternidade para fazer um círculo de proteção vacinal”, afirmou Charbell.
Serviços - O projeto Nascer em Campos realiza, ainda, trabalho de orientação às mães a respeito de assuntos como teste do pezinho, amamentação, registro civil, primeiros cuidados com o bebê, calendário de vacinação, cuidados com a higiene, melhor maneira de colocar o bebê para dormir e alimentação pós-amamentação. A equipe também distribui kits com soro de reidratação oral. Profissionais do programa oferecem assistência nas maternidades diariamente, das 8h às 17h, inclusive nos finais de semana.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18