Notícia no detalhe
Brasília orienta gestores sobre Fundecam Solidário
Trabalhar a sustentabilidade e elevar a qualidade de vida da população, através da inclusão financeira dos cidadãos que apresentam vocação para o empreendedorismo. Este é o objetivo do Programa Municipal de Microcrédito, o Fundecam Solidário, desenvolvido por convênio com a Caixa Econômica Federal. Nesta quinta (14) e sexta-feira (16), o assistente executivo da matriz da Caixa, em Brasília, José Cincinato de Oliveira, esteve em Campos com representantes regionais, concluindo procedimentos operacionais para alimentação de dados do sistema tecnológico e orientando os gestores do programa municipal acerca da coleta de informações, que permitirão as avaliações da aplicação dos recursos e do risco de crédito e do cliente, para a liberação do benefício.
Cincinato destacou a importância do trabalho que será desenvolvido em Campos. “A Caixa entende que se trata de um convênio de sucesso, devido à seriedade da forma de concessão do crédito, à destinação adequada dos recursos, o acompanhamento que é feito com os clientes. De forma geral, no Brasil, há uma dificuldade grande de aplicação de recursos em microcrédito. Há uma demanda alta para esse segmento, porque o microcrédito deve ser destinado segundo a realidade de cada comunidade. Em Campos, há como fator positivo o fato de as pessoas interessadas serem preparadas para adquirir e empreender os recursos”, acrescentou.
O assistente executivo da Caixa fala, ainda, sobre os benefícios do programa. “Com o microcrédito, estamos provocando a melhoria de vida, estimulando a criação de negócios sustentáveis, tratando direto com a célula mater da sociedade, que é a família. A família, por sua vez, desenvolve a consciência da sustentabilidade e passa a reproduzir essa consciência, elevando o nível da qualidade de vida”, concluiu.
Prestando serviço de formação capacitação continuada de agentes de crédito, José Francisco, a empresa BX e Cia Ltda M.E, afirma que o Fundecam apresenta um dos melhores padrões de operação de microcrédito do Brasil. “Há 10 anos lidando com microcrédito, sabemos que é um trabalho difícil e podemos afirmar que o Fundecam se destaca ao firmar parcerias com instituições sérias, como a Caixa, adequando a linha de crédito, acertando critérios rígidos, acompanhando pessoalmente todo o processo. O microcrédito beneficia desde o pipoqueiro, a pessoa que lava roupa para fora, o pedreiro ao cabeleireiro, visando ao desenvolvimento pela entrega de recursos e estruturação de negócios de acordo com a aptidão pessoal”, falou.
- O empresário é peça fundamental para o desenvolvimento de um município e nosso objetivo é, através das novas tecnologias, prestar assistência e orientação para liberar o crédito, promovendo a inclusão financeira do cidadão, que vai aprender a empreender, vai elevar sua autoestima, crescer, alcançar autosuficiência e se tornar pequeno ou médio empresário, gerar empregos e desenvolvimento - concluiu o presidente do Fundecam, Eduardo Crespo.
Podem se cadastrar para o microcrédito, empreendedores como mecânico, pedreiro, vendedor ambulante ou quem tem um bar, por exemplo. O financiamento pode ser destinado ao capital de giro (matéria-prima) ou a investimento fixo (máquinas, equipamentos e obras). Os interessados podem ligar para os telefones 2722-2864 e 27242535.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
- 10/01/2026 09:10:42 Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
- 10/01/2026 08:53:58 Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
1001 09h10Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
1001 08h53Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















