Notícia no detalhe
Novo fluxograma de ações para casos suspeitos de dengue
A Secretaria Municipal de Saúde definiu novo fluxograma de ações nos casos suspeitos de dengue para as unidades de saúde. O novo protocolo trata da necessidade dos profissionais agilizarem o processo de reconhecimento e diagnóstico da doença, além de imediata hidratação oral ou venosa, quando houver indicação.
As unidades de saúde pública e particular estão recebendo as orientações através de ofício que começou a ser distribuído nesta sexta-feira (15), com base na portaria de número 5/2011, publicada no Diário oficial do município também na sexta-feira (15). A portaria orienta, ainda, que os pacientes sejam encaminhados para o Centro de Referência da Dengue (CRD), quando houver sinais de alerta e de piora clínica.
De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o objetivo é estabelecer critérios de uniformidade na assistência médica, de acordo com os protocolos padronizados pelo Ministério da Saúde, frente aos casos suspeitos da doença. “O novo fluxograma foi criado considerando a situação epidemiológica da dengue no município e em todo o estado do Rio, baseando-se nas recomendações pactuadas pelo Plano Municipal de contingência contra a dengue”, afirmou.
Também este ano, a Secretaria enviou ofício para as unidades de saúde da cidade solicitando maior rapidez no processo de notificação de dengue e de outros agravos de natureza infecciosa, como meningite e leptospirose. “O trabalho de comunicação imediata de qualquer suspeita de dengue é fundamental. A partir daí, conseguimos disparar as ações de bloqueio epidemiológico o mais rápido possível junto ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)”, explica o secretário.
Acompanhamento - Além disso, a Secretaria distribuiu nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais do município, cinco mil cartões de acompanhamento de paciente com suspeita de dengue. A medida visa garantir a continuidade no acompanhamento da doença para que ela não evolua para casos mais graves. De acordo com superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, a secretaria já fez o pedido de mais exemplares ao Ministério da Saúde. “O material é informativo, dá dicas e orientações importantes sobre a dengue, como por exemplo, tomar bastante líquido, permanecer em repouso e, ainda, indica os sinais da doença, os sintomas, as datas das coletas de exames”, ressalta.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18