O Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares, em Guarus, está recebendo durante esta semana usuários de quatro Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município para uma visita ao espaço. Segundo a assistente social, Darcileni Lima, responsável pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviço prestado pelos Cras, onde são desenvolvidos temas transversais que estimulam aspectos relevantes para o exercício da cidadania em grupos de crianças, adolescentes e idosos. Neste mês de abril, o tema trabalhado tem sido Meio Ambiente.
Na segunda-feira (25), visitaram o CEA os usuários do Cras de Morro do Coco, no Norte do município. Nesta terça-feira (26), o de Martins Lage e, nesta quarta-feira (27), foi a vez do Cras de Goitacazes, na Baixada Campista. Encerrando as visitas dos Cras desta semana, nesta quinta-feira (28), serão os usuários do Cras da Penha.
“É uma ação de extrema importância. Nossa parceria com o CEA neste momento é porque estamos trabalhando com eles este mês o tema Meio Ambiente: a preservação, o homem e sua atuação no meio ambiente e isso faz com que eles conheçam esse ciclo que envolve a questão ambiental. Eles já têm um conhecimento teórico na área do meio ambiente e, durante a visita ao CEA, eles vejam essas questões na prática, por isso, é tão importante a gente estar levando esses grupos neste espaço para que tenham contato mais direto com as possibilidades de técnica de reaproveitamento, cultivo de plantas, horta em casa, entre outras, que envolvem preservação e reaproveitamento”, explica Darcileni.
Atualmente, o município conta com 26 unidades do SCFV, que funcionam nos 13 Cras do município, onde são trabalhados temas transversais, desenvolvendo neste público aspectos relevantes para o exercício da cidadania. Entre os temas trabalhados estão saúde, educação, família, território, sexualidade, violência, meio ambiente, entre outros. “Em tudo, nós relacionamos esses temas a convivência deles com a família, com o outro e dentro do território em que eles vivem para que se transformem em agentes transformadores daquele espaço”, completou a assistente social.
O CEA Prata Tavares agenda visitas para grupos, através do telefone (22) 98102-0552, facilitando o acesso ao equipamento de prevenção e educação ambiental. O espaço, que estava fechado desde o início da pandemia, em março de 2020, foi reaberto no dia 1º de dezembro do ano passado. No local, há diferentes espécies de árvores, catalogadas de mata nativa, além de espécies de viveiros. O Centro de Educação Ambiental possui cerca de cinco mil metros quadrados de área, com viveiro, pomar, lago, auditório, banheiros e muita área verde. O CEA funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h e está localizado na Avenida José Carlos Pereira Pinto, 300, próximo ao Hospital Geral de Guarus (HGG).
“Recebemos muitos grupos de pessoas que buscam o espaço para contemplar a natureza, fazer piquenique ou desenvolver atividades pedagógicas. Os visitantes recebem orientações sobre preservação ao meio ambiente, reaproveitamento de materiais recicláveis, descarte correto de lixo, além de participar de oficinas, como a de sabão ecológico, onde é feito o reaproveitamento de óleo de cozinha usado”, informa o coordenador de Educação Ambiental, Júlio Carlos Júnior.