Notícia no detalhe
Astrônomos do mundo reunidos no IFF
O segundo dia do 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica – 50 anos no espaço – reuniu centenas de jovens na manhã desta sexta-feira (22) no auditório Maria Cristina Rodrigues Bastos, no Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Centro, onde participaram de palestras ministradas por pesquisadores e divulgadores de astronomia no mundo inteiro. Os cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Oleg Kotov; o cônsul da Rússia, Maxim Vasiliev; o diretor do Planetário de Pequim, Jin Zhu, também marcaram presença no evento.
O coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo de Oliveira Souza, mostrou em fotos todas as atividades realizadas ao longo dos “15 anos do Clube de Astronomia Louis Cruls, dos Astrônomos sem Fronteiras e o Programa UNAWE no Brasil”. Marcelo lembrou que o Programa UNAWE , programa de Astronomia para Crianças desenvolvido pelo clube, conquistou no final de 2010 a chancela da UNESCO.
“Trata-se de um programa que está presente em vários países e é um grande sucesso. É voltado para que as crianças de quatro a 10 anos de qualquer nação e de qualquer nível social tenham um primeiro contato com o Universo de um modo que seja muito especial para elas”, explicou Marcelo, esclarecendo que a celebração dos 50 anos de Yuri Gagarin no espaço é maior da América Latina. “E o nosso trabalho tem se tornado famoso porque nós vamos até o público e não esperamos ele vir até a gente”, afirmou.
O pesquisador do IFF, Cedric Salotto, falou sobre o “Nano Satélites no IFF”, que serão lançados no espaço em diversos cantos do mundo, e as estações terrestres farão leituras dos satélites em 24 horas e as mensagens serão enviadas para a Bélgica, onde o projeto foi idealizado com a parceria da NASA.
O coordenador do Programa UNAWE na Venezuela, Enrique Torres, falou sobre os avanços e alianças do programa no país. Em seguida, foi a vez do professor de astronomia em Uruguai, Julio Daniel Blanco, falar sobre os 100 anos de astronomia no currículo do ensino escolar uruguaio.
“Por que o Espaço?” foi uma pergunta feita e respondida por José Bezerra Pessoa Filho, do Instituto de Aeronáutica do Espaço. Segundo ele, a maior contribuição na era espacial foi a preocupação do homem com a vida no Planeta Terra. O Equinócio no Amapá foi explicado pelo professor de História Paulo de Tarso Gurgel, que mostrou em imagens o monumento Marco Zero do Equador, que sinaliza a linha imaginária do Equador.
“O monumento foi criado em 1987 e se tornou um ponto turístico do Amapá e que tem a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador. O Equinócio é um fenômeno que ocorre duas vezes ao ano e define as mudanças de estações. No hemisfério Norte, a primavera inicia-se em março, e o outono em setembro”, orientou.
Já líder do projeto de jornalismo científico “O Mundo à Noite”, Babak Tafreshi, mostrou fotografias do céu à noite e disse que as fotos têm o mesmo campo de visão ao do ser humano. “São fotos reais e, não, manipuladas. Algumas foram retiradas para propósito educacional”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18