Notícia no detalhe
Procon dá dicas sobre uso do cartão de crédito
O Procon está dando várias dicas para o consumidor que possui cartão de crédito ter mais benefícios com seu uso do que dor de cabeça após a realização de uma compra e posterior pagamento da fatura. A secretária executiva, Rosângela Tavares, destaca que o consumidor deve prestar atenção em algumas regras básicas.
A primeira recomendação é relativa à data da compra. É preciso ter todas as anotações do dia de cada compra e dos valores efetuados ao longo do mês e saber a data em que vence o cartão. Com essa informação, o consumidor deve programar, com o máximo de antecedência, se poderá pagar a fatura com valor integral.
- Esse procedimento é o ideal, mas caso não seja possível, é primordial que se negocie antes do vencimento e faça o parcelamento - observou Rosângela.
Diariamente o Procon recebe dezenas de queixas relativas a cobranças abusivas de cartões de crédito, que estão no topo da lista de reclamações, logo abaixo dos bancos e seguido de planos de saúde e empresas de telefonia. Os cartões atualmente cobram até 18% ao mês de juros que incidem na fatura seguinte de forma acumulada e, quando o consumidor se dá conta, está com uma dívida acima do que imaginava.
- Importante lembrar que atualmente o rendimento da poupança é de 0,6%, um valor praticamente irrisório, como forma de fazer render o dinheiro. Já os juros do cartão são enormes se comparados a esse percentual e o cartão está sempre induzindo o consumidor a comprar mais - comenta a secretária do Procon.
Últimas Notícias adicionadas
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro