Mais 98 Cartões Goitacá foram entregues na tarde desta segunda-feira (06) para famílias inscritas no CadÚnico do Governo Federal, referenciadas pelas assistentes sociais da Prefeitura no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no bairro do Jóquei Clube. O Prefeito Wladimir Garotinho e o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, participaram da entrega. Wladimir Garotinho fez esclarecimento sobre o funcionamento do recém lançado Cartão, que é um Programa de Transferência de Renda para famílias em situação de vulnerabilidade. Ele explicou qual o objetivo do Cartão, como funciona e, também, fez alertas para que os beneficiários não sejam enganados.
“Tenho muita satisfação em estar aqui entre vocês para entregar esse benefício, porque era nosso propósito, desde o início da atual gestão da Prefeitura, mas, infelizmente, o poder público não tem recursos para fazer tudo que a população precisa. Tivemos que reconstruir muita coisa na Prefeitura, como por exemplo, os programas sociais e, com muita luta, estamos implementando o Cartão Cidadão que é para assegurar que as pessoas referenciadas pelos CRAS tenham comida na mesa”, destacou Wladimir Garotinho, que ainda alertou:
“Quero alertar a vocês que não deixem seu Cartão nas mãos do comerciante da rede credenciada. Se algum comerciante pedir para ficar com o Cartão, argumentando que é para garantir o pagamento do mês seguinte, não aceitem, pois isso é crime. Se souber que algum estabelecimento estiver fazendo isso, informe no CRAS, porque cuidaremos de descredenciar para não levar vantagem sobre o direito de vocês”, alertou o Prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, sugeriu que o Cartão fique sob controle das mães. “Quero agradecer ao Prefeito pela sensibilidade de entender a importância desse Cartão para assegurar o pão de cada dia na mesa de muitas mães na situação de pobreza. Estar presente aqui no CRAS do Jóquei é motivo de muita emoção para mim, porque na gestão passada o bairro do Jóquei ficou abandonado e o CRAS aqui também, sem os programas de assistência social para tantas famílias que precisam. Conforme recomenda o Prefeito, quero orientar às mulheres mães que sejam as administradoras do Cartão, porque são elas que sabem o que mais precisam dentro de casa”, orientou Rodrigo Carvalho.
DEPOIMENTOS:
A dona de casa, Verônica Guimarães Ribeiro, expressou gratidão ao receber o Cartão Cidadão: “Neste ano estou sendo beneficiada duas vezes pelo CRAS da Prefeitura. Primeiro, recebi importante ajuda com o kit do Programa Mãe Coruja, que tem tudo para minha bebê e, hoje, estou recebendo o Cartão Goitacá, que é motivo de festa na minha casa. Vou sair daqui e ir direto comprar uma rabada e batata para fazer um jantar especial para comemorar. Só tenho gratidão por tudo isso”, comemorou Verônica, com sua pequena Perolla Vitória, de dois meses ao colo.
A dona de casa, Creuza Silva, não escondeu a emoção ao receber o benefício: “Sou dona de casa e mãe e, por isso, sei da importância de ter um benefício que garante ter o alimento para os filhos. Me sinto honrada e dignificada, porque estou recebendo um benefício que é direito meu, conforme explicou o Prefeito. Vou fazer um estrogonofe para minha família hoje mesmo. Meu desejo é que Deus abençoe todas as pessoas que trabalham a favor da gente que passa por momentos de dificuldades”, declarou Creuza Silva.
Seu Amaro Bento recebeu o Cartão para sua família e demonstrou gratidão: “Eu fiquei feliz por saber que já podemos usar esse Cartão hoje. Vou sair daqui e vou direto para casa e perguntar à patroa o que eu devo comprar, porque estamos precisando dessa ajuda. Chegou em muito boa hora. Quero agradecer a todo mundo e desejar que Deus abençoe quem tem bom coração na Prefeitura, que lembra de ajudar a gente”, concluiu o cortador de cana, Amaro Bento.