Notícia no detalhe
Secretaria de Educação comemora o 13 de maio
A Secretaria Municipal de Educação de Campos (SMEC), inicia nesta terça-feira (4), a programação de 13 de maio (Dia da Abolição da Escravatura) dando continuidade às comemorações do ano Internacional dos povos afrodescendentes. Os professores da rede irão participar da Oficina “Os Passos da Mana Chica do Caboio”. As atividades acontecerão das 14h às 16h30 no Centro Educacional 29 de Maio, na Pecuária. As inscrições aconteceram até às 11h desta terça na coordenação de Pluralidade e Diversidade Cultural, situada na sede da (SMEC).
A oficina será ministrada pelo Animador Cultural Antônio Carlos Beijinho. Ele abordará sobre a origem da Mana Chica do Caboio. A coordenadora do departamento, Jane Rangel relatou que, além da abordagem teórica, também, haverá atividades de expressões corporais. Segundo Jane Rangel, haverá programação durante todo o mês de maio para alunos e professores. O objetivo principal é torná-los multiplicadores da cultura africada, destacando os fatos regionais.
“Além do encontro desta terça, realizaremos mais um evento para os professores. No dia 17, acontecerá, no mesmo local, oficina de capoeira com o mestre Ivo. No dia 19 de maio, os alunos do Ciep Municipalizado Arnaldo Rosa Viana serão contemplados com oficinas de jongo. A Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, no Parque Novo Mundo, receberá no dia 27 oficinas de capoeira. Esta escola está situada no Parque Novo Mundo. No dia 31 de maio, será a vez dos alunos da Escola Municipal Sérgio Viana Barroso no Caboio receberem a oficina Os Passos da Mana Chica do Caboio.
Segundo Jane, as inscrições para as oficinas dos professores poderão ser realizadas na coordenação de diversidade e a dos alunos, na própria unidade escolar. “O principal objetivo dos encontros é tornar alunos e professores multiplicadores dos temas culturais africanos. A programação deste mês foi fechada com temas regionais para que a nossa cultura/história não seja esquecida”, finalizada.
Histórico Mana Chica – A origem das manifestações da Mana Chica do Caboio teve início no século XVIII. Trata-se de uma manifestação popular com danças Mana-joana, Maricota (similar a quadrilha de roça) e músicas, originadas da própria comunidade. O Caboio está situado entre a Lagoa Feia e Mussurepe, baixada campista.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Café reúne artesãos para celebrar o Dia Nacional das Artes