A Economia Solidária, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está participando do Fórum Regional do Turismo Fluminense - Edição Costa Doce, que acontece nesta quinta-feira (28) em Campos. Das 60 barracas montadas na Praça do Liceu, onde foi montada uma estrutura para manifestações artísticas e artesanato dos municípios que compõem a região, 37 são da Economia Solidária com os três segmentos Gastronomia, Artesanato, Sustentabilidade e Agroecologia. Entre os produtos comercializados, peças de decoração produzidas em palha, barro, além dos tradicionais doces, como o chuvisco.
Foto: Divulgação / SEMDET
- A Economia Solidária está abrilhantando o Fórum Regional do Turismo, deixando-o mais bonito, mais alegre e mais vivo. Com esse tipo de política pública que a gente consegue inserir as pessoas no mercado de trabalho e gerar trabalho e renda - informa o diretor de Economia Solidária, Sandro Figueiredo.
Fazem parte da região Costa Doce, além de Campos, Cardoso Moreira, São Fidélis, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Oito temas envolvendo o turismo estarão em discussão durante o evento, que acontece paralelamente no plenário da Câmara de Vereadores, em frente à Praça do Liceu.
Na abertura, o prefeito Wladimir Garotinho recepcionou as autoridades convidadas, como o secretário estadual de Turismo, Sávio Neves; o subsecretário estadual de Grandes Eventos, Marcelo Monfort e presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo Almeida, além do prefeito de Miguel Pereira, André Português, que preside a Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj).
Também houve apresentação da ONG Orquestrando a Vida e das cantoras campistas Luciana Ribeiro, Lívia Corrêa e Laura Pessanha, que participaram do programa The Voice Brasil. O evento será encerrado no Jardim do Liceu com o Samba na Praça, às 18h.