Notícia no detalhe
Enfermeiros das UBSs recebem treinamento sobre pré-Natal
Cerca de 200 enfermeiros da rede municipal de saúde participaram de curso de atualização nesta sexta-feira (6), sobre Pré-Natal de Baixo Risco. Eles atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A capacitação aconteceu no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Campos e foi promovida pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM).
Os enfermeiros tiraram dúvida também sobre os Sistemas de Informação do Câncer de Colo e do câncer de mama (SisColo e Sismama) e Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (SisPré-natal). De acordo com a coordenadora do PAISM, a médica ginecologista Elizabeth Bastos, “o objetivo é uniformizar o atendimento na rede, de modo que todos falem a mesma língua”, explicou.
O médico pediatra e coordenador do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 1), Luiz Alberto Mussa Tavares, foi um dos palestrantes e orientou o grupo quanto à necessidade de reforçarem, junto aos pais, a realização do teste do pezinho entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. O Teste é um exame laboratorial simples que visa detectar, precocemente, doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo retardo mental.
- Temos que preparar nosso município para a inclusão do teste da fibrose cística, que passará a ser feito em todo o estado. No entanto, mais da metade dos testes do pezinho ainda são feitos após o 8º dia de vida do bebê. Esse índice é ruim em todo o estado. Por isso os enfermeiros têm um papel muito importante junto às gestantes – explicou.
A enfermeira obstetra do PAISM, Cristina Queiroz, falou sobre a classificação de risco e como deve ser feito o acompanhamento da gestante em cada situação. “Gestantes de baixo e médio risco devem ser acompanhadas nas UBSs. As de alto risco – com obesidade, diabetes, hipertensão ou hipertireoidismo, por exemplo – devem ser encaminhadas para o Centro de Referência e Tratamento da Mulher ou Hospital Plantadores de Cana. Em caso de mulheres abaixo de 18 anos, o encaminhamento deve ser feito para o CRTCA 1 ou 2 – orientou.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















