“O combate à Covid-19 depende da vacinação”. O alerta é do assessor técnico do Departamento de Vigilância em Saúde da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), médico infectologista Charbell Kury, que faz um novo chamamento para aplicação da terceira e quarta doses da vacina. As pessoas que já tomaram duas doses da vacina devem procurar um posto de saúde para receber a terceira dose e, após o intervalo de 4 meses, a quarta dose.
Conforme dados da secretaria de Saúde, de janeiro a 12 de agosto deste ano, 210.857 mil pessoas tomaram a terceira dose (primeira dose de reforço), correspondendo a 44% da população elegível para a vacinação, que é de 470 mil campistas. Em relação à quarta dose (segunda dose de reforço), o índice é menor, chegando a 15% da população elegível. Apenas 74.588 mil pessoas buscaram pela quarta aplicação do imunizante.
Charbell disse que a variante Ômicron continua dominante no Brasil e no mundo. “Estamos acompanhando isso com preocupação, já que a Ômicron apresenta subvariantes (mutações), que vêm causando quadros de internações e óbitos. As que estão em circulação no país são a subvariantes BA4 e BA5, que têm como características a rápida disseminação, reinfecção, ou seja, quem já teve Covid em janeiro, por exemplo, vai ter novamente e maior prevalência em idosos com 80 anos ou mais”, explicou o médico, ressaltando que a grande maioria de óbitos registrados em junho e julho deste ano acometeu pessoas acima dos 60 anos de idade, principalmente 80 anos de idade.
Ele disse que já existe comprovação de que a 3ª e 4ª doses são essenciais para todos. “Um jovem que não tomou a 3ª dose pode levar a doença para dentro de casa e contaminar um avô ou avó”, disse ele, destacando que a 4ª dose eleva os anticorpos protetores. “A saúde da nossa cidade contra a Covid depende da sua vacinação”, acrescentou.
Estão aptos a tomar a terceira dose, pessoas com 12 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose há 4 meses. Já a quarta dose é destinada aos que têm 18 anos ou mais. Também está disponível a primeira dose para quem tem 12 anos ou mais.
Já a 2ª dose da Pfizer é para quem tomou a 1ª até o dia 18 de junho. Os adolescentes de 12 a 17 anos que receberam a Pfizer devem respeitar o intervalo de 2 meses. A 2ª dose da AstraZeneca será aplicada para quem tomou a 1ª dose até o dia 11 de julho e a CoronaVac é para aqueles que receberam a 1ª dose até 25 de julho.
O município ainda aguarda o envio das doses da Janssen pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a aplicação do primeiro reforço para aqueles que receberam a dose única do imunizante. A vacinação acontece mediante a distribuição de senha.
POSTO EXCLUSIVO PARA APLICADA DA 1ª A 4ª DOSE PARA IDOSOS 60 ANOS OU MAIS – 9h às 15h
AUTOMÓVEL CLUBE
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN– 9H ÀS 15H
CAMPOS SHOPPING
CLUBE DA TERCEIRA IDADE
DRIVE-THRU DA UENF
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)
QUIOSQUE RODOVIÁRIA ROBERTO SILVEIRA
UBS DE TOCOS
UBSF DORES DE MACABU
UBSF LAGAMAR (13h às 16h)
UBSF SÃO SEBASTIÃO (9h às 13h)
VILA OLÍMPICA DO JARDIM CARIOCA
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 2ª DOSE (CoronaVac) – 9H às 16H
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN -16H ÀS 22H
UPH SALDANHA MARINHO
UPH FAROL DE SÃO TOMÉ
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN – 18H ÀS 22H
UPH URURAÍ
UPH TRAVESSÃO