Notícia no detalhe
Roda de capoeira e samba na Semana da Abolição nesta sexta-feira
A Fundação Zumbi dos Palmares continua com a programação pelos 123 anos de Abolição da Escravatura, cuja data é comemorada no dia 13 de maio, dia em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, em 1888. Rodas de capoeira e de samba serão uma das atrações da Semana da Abolição nesta sexta-feira (13), na Praça de Custodópolis, a partir das 19h.
Segundo o presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luís dos Santos, foram realizadas diversas atividades desde segunda-feira (09), inclusive, com palestra no Hemocentro do Hospital Ferreira Machado, sobre a importância da doação de sangue.
- Hoje acontecerá a apresentação do grupo de capoeira da Fundação e do Grupo de Samba Fabinho Cardoso e Nosso Lancy. Exposição de moedas e notas desde o tempo do império, peças usadas no sistema escravocrata, exposição de fotos de máscaras e artefatos africanos, cedidas pelo Museu de Arqueologia de São Paulo, e de anúncios de escravos, do acervo do Instituto Historiar podem ser vistas na sede da Fundação, localizada à rua Comendador José Francisco Sanguedo, antiga Aquidaban, nº 129, Centro - informou Jorge Luís.
A unidade de coleta móvel do Hemocentro Regional de Campos esteve nesta quinta-feira (12), na sede da Fundação Zumbi, das 8h às 18h, para receber doações de sangue. Para doar é preciso levar documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 18 e 65 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
Abolição da Escravatura - A primeira etapa do processo foi tomada em 1850, com a extinção do tráfico de escravos no Brasil, mas somente em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que a liberdade total e definitiva finalmente foi alcançada pelos negros brasileiros. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, filha de D. Pedro II, abolia de vez a escravidão em nosso país.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
- 02/05/2025 09:11:13 2ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
- 02/05/2025 09:01:17 Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
0205 09h112ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
0205 09h01Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
0105 15h43Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18