Notícia no detalhe
CCZ faz bloqueio epidemiológico na Penha
Quinze agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizam até esta sexta-feira (13) o bloqueio epidemiológico no bairro da Penha. O objetivo é evitar a proliferação do mosquito da dengue, aedes aegypti. A ação acontece desde esta quinta-feira (12) em pontos estratégicos, com base nos casos suspeitos e confirmados, registrados no Prontuário Eletrônico da Dengue. A expectativa é efetuar o bloqueio em cerca de 650 imóveis até amanhã.
De segunda-feira (9) a quarta-feira (11), os trabalhos foram feitos no Parque Imperial, onde uma equipe composta por 17 agentes visitou 757 imóveis, tendo encontrado 11 focos com larvas do mosquito transmissor da doença. Eles recolheram 3 pneus e 13 sacos de lixo – de 200 litros cada – com materiais inservíveis como garrafas pet e copos descartáveis, que serviam de criadouro para o mosquito. “Telamos 17 caixas d’ água e usamos 25 litros de inseticida no Parque Imperial”, afirmou o supervisor do CCZ, Silvio Pinheiro.
O trabalho consiste em aplicação de veneno, colocação de telas nas caixas d’ água, recolhimento de materiais inservíveis e orientação à população. Os terrenos e imóveis abandonados, que servem de foco para o mosquito, são registrados e recebem veneno. Em seguida, o levantamento é encaminhado à Postura Municipal que multa os proprietários, já que contribuem para colocar em risco à saúde coletiva.
Na semana passada, o bloqueio aconteceu no Parque Bela Vista, onde 570 imóveis foram visitados e 21 focos encontrados. A Prefeitura segue com o trabalho de orientação e prevenção de rotina em toda a cidade. “Esse trabalho do CCZ é muito importante, mas de nada adianta se cada um não fizer sua parte”, opinou a dona de casa, Ângela Ferreira, 48 anos, que afirma estar cumprindo o dever de casa e preferiu eliminar os pratinhos dos vasos de planta para não atrair o vetor.
Reunião técnica - Em atenção ao pedido do secretário municipal de saúde, Paulo Hirano, a subsecretária de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), Hellen Miamoto, confirmou a vinda de uma equipe técnica a Campos na tarde desta quinta-feira (12). O pedido foi feito na segunda-feira (9), mediante o aumento do número de pessoas acometidas pela dengue, mesmo com as diversas estratégias de educação, prevenção e combate adotadas pelo governo municipal. "O objetivo é fazer uma análise dos dados epidemiológicos do município no sentido de ajudar a conduzir a avaliação no que diz respeito ao surto epidêmico da dengue, a fim de sugerir novas estratégias para o controle do mosquito", afirmou o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 20:01:04 Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
- 08/01/2025 18:36:20 Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
- 08/01/2025 17:40:13 CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
- 08/01/2025 17:19:23 Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
- 08/01/2025 16:44:33 IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
0801 18h36Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
0801 17h40CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
0801 17h19Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
0801 16h44IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira