Notícia no detalhe
Reunião implementa ações do Convention Bureau da Costa Doce
Uma reunião no Cine Teatro Jayme Coelho, em São Fidélis, selou o interesse dos municípios de Campos, São Fidélis, São João da Barra, Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana, quanto à proposta de implementar ações do Convention & Visitors Bureau da Costa Doce, ainda esse ano. Criado em maio de 2009, o CV&B já está formalizado juridicamente e em fase de sensibilização e mobilização da iniciativa privada para a filiação do empresariado dos cinco municípios.
Como cidade pólo – onde o CV&B foi estruturado, Campos esteve representada na reunião pelo diretor de Turismo, Lúcio de Jesus, e o empresário Ricardo Carvalho, presidente do Conselho Municipal de Turismo, também integrante da Associação Comercial de Campos (ACIC) e presidente do Sindicato dos Hoteleiros da Costa Doce. Recepcionados pelo secretário de Cultura e Turismo, Ronaldo Barcelos, e pela secretária de Governo, Ana Regina Soares, o grupo constituído ainda de representantes de agências de viagens, discutiu sobre a operacionalização do Convention, com a finalidade de deslanchar o mais breve possível seus serviços.
Durante o encontro foi discutido o próximo passo de ação do CV&B Costa Doce, que consiste em efetivar o cadastro da entidade na Federação Nacional de Conventions, o que dará viabilidade maior aos municípios. O Convention da Costa Doce é o terceiro constituído no país que reúne vários municípios integrados. Eles já existem na forma individual e tem forte atuação em vários estados e cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, Macaé e Petrópolis, entre outros. Entidade de caráter privado, é integrada através da filiação de empresários, porém, atua no sentido de contar com o apoio dos órgãos governamentais e da comunidade.
- Basicamente sua principal função é a de promover e divulgar informações de eventos, atrativos, roteiros e do trade turístico dos municípios. É uma ferramenta que pode oferecer maior visibilidade das belezas da Costa Doce no cenário nacional e internacional - explica Lúcio.
Após essa fase atual de sensibilização do empresariado, visando aumentar o número de filiações - inclusive com visitas aos municípios - está prevista a eleição da primeira diretoria oficial da entidade, em junho, já que a atual ainda mantém-se como provisória. Devem compor a nova diretoria nomes que representem as cinco cidades da Costa Doce.
Foram pontos abordados ainda na reunião, a reativação dos Conselhos de Turismo de São Fidélis e São Francisco e a criação do Conselho de Turismo da Costa Doce, como forma de fortalecimento do turismo regional. “A TurisRio, inclusive, já determinou que em todos os eventos nacionais que haja participação dos municípios do estado do Rio, a apresentação deverá ser conjunta e não individual. Isso quer dizer que em eventos como o Salão do Turismo e a Abav -evento nacional das agências de viagens – teremos que participar como região da Costa Doce, assim como as outras regiões”, destacou Lúcio.
Últimas Notícias adicionadas
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18