Reaberto pela Prefeitura em 24 de outubro do ano passado, o Jardim São Benedito concentra uma série de atividades esportivas coordenadas pela Fundação Municipal de Esportes (FME) e Projeto Esporte Vida. Dentre elas, o step tem registrado um número impressionante de interessados e, para atender essa demanda, já está sendo estudada a possibilidade de aumento das turmas que frequentam as aulas às terças e quintas-feiras, pela manhã e à noite.
Step significa degrau e consiste em exercícios, que movimentam braços e pernas, sobre este equipamento. É recomendado para quem gosta de atividades em grupo, com música e coordenação dos movimentos. Uma hora de step, de forma intensa, pode queimar de 600 a 800 calorias proporcionando emagrecimento e ganho muscular, desde que haja uma alimentação saudável e equilibrada.
O professor Wilson Miguel explica: “É um trabalho de orientação para ações de transferências laterais e frontais, ao mesmo tempo em que os braços são movimentados. O intenso e constante movimento de subir e descer do degrau possibilita exercícios que trabalham bem as pernas, panturrilha, articulação dos calcanhares. É uma atividade que mexe praticamente com todo o corpo, pois também, define abdômen e melhora a postura”, afirmou.
Os praticantes de step vibram com as aulas, que acontecem às terças e quintas-feiras entre às 8h e 9h e de 19:30h às 20:30h. Para Carmem França, que também faz academia no Jardim São Benedito, a reabertura do espaço preencheu uma grande lacuna para os adeptos de atividades esportivas:
- Não tenho palavras para definir o quanto é bom esse esporte, que todo mundo deveria vir e fazer. E é, sem dúvida, a grande novidade deste espaço tão maravilhoso que é o nosso Jardim São Benedito. E eu, como praticante, sou muito grata ao prefeito Wladimir Garotinho e à Fundação de Esportes pela reabertura e está oferecendo várias opções de atividades - declarou.
Prática para homens e mulheres, são elas que ocupam todas as vagas durante o dia. Entretanto, à noite, ainda há inscrição para ambos os sexos. Moradora das proximidades, Elisângela Alves, ficava triste ao ver o estado de abandono do lugar:
- Estou vibrando com essa nova realidade. Sempre frequentei o Jardim e estou muito feliz e aproveitando, fazendo musculação, funcional e step, que comecei por curiosidade e adorei. O step tornou-se a atividade que mais gosto e quero agradecer à Prefeitura e à Fundação Municipal de Esportes por ter reaberto um espaço tão importante e estar oferecendo muitas opções para melhorar a qualidade de vida – ressaltou.
“O Jardim sempre foi uma referência em atividades físicas e de lazer. Eu mesmo já me exercitei muito na academia. Daqui a poucos dias teremos um ano da reabertura desse importante espaço esportivo, e é motivo muito orgulho ajudar o prefeito Wladimir a cumprir os compromissos assumidos para reconstrução do município. Ainda vamos avançar muito e o esporte faz parte de tudo isso”, afirmou Luciano Viana, presidente da FME.