Notícia no detalhe
Quatro projetos de escolas municipais na maior feira de Ciência e Tecnologia do Rio
Os projetos foram apresentados na IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos, que aconteceu em outubro
Por: Redação -
Foto: Wellington Rangel - 31/10/2022 - 16:07:46
A IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos continua rendendo frutos. Quatro projetos elaborados por alunos e professores da rede pública da cidade, dentre eles três desenvolvidos em escolas municipais, foram selecionados e vão participar da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (XVI FECTI), que acontece nos dias 26 e 27 de novembro, na Praça da Bandeira, na capital. Essa é a maior feira de Ciências do Estado do Rio de Janeiro e envolve projetos de diferentes segmentos e áreas.
Durante a IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos, aconteceu a VIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, com participação das escolas das redes de ensino municipal, estadual e privada; e a III Feira de Ciências dos Anos Iniciais. Nessas feiras, os projetos foram avaliados por uma banca julgadora formada por 5 membros, sendo professores de Ciências com mestrado e doutorado.
A coordenadora da Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos (Femuct), Carla Salles, explica que a FECTI inclui os Ensinos Fundamental (Anos Finais), Médio e Técnico. As escolas premiadas e que vão viajar para o Rio de Janeiro são: E.M. Nossa Senhora Aparecida, com o projeto “Pluralidade Cultural e Linguagem: Arte, Ciência e Tecnologia na Valorização de Tesouros Vivos”; E.M. Doutor Luiz Sobral, com o projeto “Efeitos Robótica na OPT Arte A Luz da Física”; Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel, que criou o “Análise Microbiológica de Poços Rasos no Entorno do Cemitério de Travessão em Campos dos Goytacazes”; e, por fim, a E.M. Eloy Ornelas que desenvolveu: “Tratamento de Esgoto Alternativo”.
Além da participação dessas quatro unidades escolares na XVI FECTI, a Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct) vai realizar uma cerimônia para premiar outros projetos selecionados na VIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação e na III Feira de Ciências dos Anos Iniciais: Quatro projetos dos Anos Iniciais e quatro projetos indicados para menção honrosa. Esse evento acontece em novembro e a data ainda será definida.
“Vamos premiar os professores, alunos e as escolas com troféus, certificados e medalhas. É muito importante ver as nossas crianças participando dos eventos de Ciências e despertando para o desejo de criar, inovar, aprender e estar sempre em busca do novo. Vale ressaltar que o município de Campos tem um histórico de participação na FECTI com escolas sendo premiadas em primeiro e terceiro lugar”, disse Carla.
O evento foi aberto no dia 19 de outubro, no Jardim São Benedito e permaneceu até o dia 21. Cerca de 85 órgãos (entre elas 51 escolas) empresas privadas, instituições, universidades públicas e particulares, autarquias e escolas das três esferas - municipal, estadual e federal – participaram da solenidade, que teve como tema o Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.
Últimas Notícias adicionadas
1
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















