O Projeto Desapego Literário, desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares desde 2009, está participando da XI Bienal do Livro de Campos, no Espaço do Café Literário, nos dias 4, 7, 8 e 9 de novembro, das 9h às 11h. O projeto tem como principal objetivo promover a educação e sustentabilidade, com foco voltado para a reutilização de livros e revistas com criatividade. O CEA é administrado pela Subsecretaria de Meio Ambiente. A Bienal do Livro, organizada pela Prefeitura, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), acontece no Guarus Plaza Shopping até à próxima quarta-feira (09). A entrada é gratuita.
Segundo o coordenador de Educação Ambiental do CEA, Júlio Carlos da Silva Júnior, a ideia é divulgar o projeto, que está dentro das ações do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea).
“O tema tem tudo a ver com a Bienal. Separamos vários exemplares de Literatura, que recebemos, para doar. Na oportunidade, quem tiver aquele livro que não está sendo mais utilizado e, quiser doar, também, estaremos recebendo doações. Às vezes, livros e revistas, após serem lidos, ocupam espaços em casa, mas ainda podem ser valorizados por outras pessoas que não tiveram a oportunidade de ler, gerando uma reciclagem de ideias e informações educativas de extremo valor”, explica o coordenador.
De acordo com Júlio, cerca de 558 livros didáticos e 134 livros infantis, além de revistas, estão disponíveis para os interessados. “Fizemos uma seleção especial para doação de quase 200 exemplares para a Bienal e, de acordo com a demanda, esse número poderá aumentar”.
O coordenador acrescenta: “Quando os livros chegam ao CEA, nossa equipe faz uma triagem dos exemplares. Os que estão em bom estado de conservação, são disponibilizados em nossa estante para que as pessoas peguem. Já os que estão danificados são enviados para a reciclagem. Também disponibilizamos um auditório para leitura e pesquisa dos livros aos interessados”, conta Junior.
A Bienal 2022 homenageia o Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna. O evento conta como parcerias o SESC-RJ; Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL); Guarus Plaza Shopping e Cine Uniplex Guarus. O patrocínio é do Sicoob Fluminense e o apoio de Águas do Paraíba.