Os motoristas que atuam nas secretarias municipais, fundações e autarquias da Prefeitura de Campos receberam, na manhã desta terça-feira (8), os certificados de conclusão do curso de capacitação profissional oferecido pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), em parceria com o Sest-Senat, que teve o objetivo dar continuidade à política de qualificação do funcionalismo público adotado pela atual gestão. A entrega foi realizada no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), sede da Prefeitura de Campos. Estiveram presentes o secretário da SARH, Wainer Teixeira; o subsecretário da pasta, Frederico Paes; o coordenador do Programa TreinaRH, Wilson Heidenfelder; além dos representantes do Sest-Senat Marcos Peres, Diretor Operacional, e Rayanna Siqueira, coordenadora de Desenvolvimento Profissional. Representantes de outras secretarias municipais também participaram do evento.

O secretário Wainer Teixeira iniciou a solenidade parabenizando os motoristas que participaram do curso. “Estou muito feliz em iniciar uma manhã de terça-feira com uma certificação. Eu sou professor, então, quando a gente vê alguém se certificando, isso significa perseverança. Quando eu vejo vocês aqui, para receber o certificado, primeiro eu tenho que dar os parabéns. Perseverança é uma virtude”, declarou.
O diretor operacional do Sest/Senat também falou aos motoristas. “A administração pública está muito avançada. Em 10 anos como diretor do Sest-Senat/Campos, eu não tinha visto uma procura tão eficaz e com tanta vontade de qualificar profissionais. Eu penso que é um investimento muito bacana e quero parabenizar os alunos. O ensino só é válido quando altera o comportamento, então ele não pode ser visto simplesmente como notas. Eu tenho certeza que esse grupo que está aqui hoje serão multiplicadores daquilo que aprenderam”, comentou Marcos Peres.
“Eu estive acompanhando algumas aulas do curso e quero parabenizar e agradecer a vocês, que participaram. Porque, como foi mencionado aqui, não é só ir às aulas; é ser participativo do início ao fim. E pelos relatos dos instrutores, vocês foram muito ativos”, afirmou a coordenadora Rayanna Siqueira.
O motorista do Centro de Controle a Zoonoses (CCZ), Jorge Renato, agradece a oportunidade de participar do curso. “Eu gostaria de agradecer à prefeitura por nos proporcionar este curso para nos qualificarmos e também à equipe do Sest-Senat e aos professores. Eu já fiz vários cursos lá, mas esse foi especial. Estou muito grato”, disse.
Ao todo, 280 motoristas se inscreveram no curso. As aulas foram ministradas na sede do Sest-Senat/Campos, na Avenida Dr. Nilo Peçanha, Parque Santo Amaro, no período da manhã, das 8h às 12h, e da tarde, das 13h às 17h. A grade curricular do curso contou com as seguintes matérias: Atualização de Legislação, Responsabilidade Civil e Criminal do Motorista e Operador, Noções Gerais de Manutenção Preventiva e Gestão de Combustível, com carga horária de quatro horas, além de Comportamento Seguro no Trânsito, com carga de oito horas.