Sempre buscando ampliar e inovar na oferta dos serviços aos moradores dos conjuntos habitacionais de Campos, a 7ª edição do Programa Morar com Saúde, realizado neste sábado (19), no condomínio Oswaldo Gregório, na Chatuba, foi bastante elogiada pelos moradores que foram beneficiados com diversos serviços nas áreas de saúde e assistência social.
Hipertenso, Adilson Ribeiro Nunes, de 67 anos, relatou que há 2 anos passou por uma angioplastia e aproveitou os serviços de clínica médica e oftalmologia. “É muito bom poder contar com esse serviço. Sou operado, faço uso de medicamentos diariamente e estou sempre precisando de acompanhamento médico. Ter esse serviço na comunidade ajuda muito, pois não preciso nem sair daqui”, disse.
Lorena Cabral, de 23 anos, também foi em busca de consulta médica. Grávida de três meses, ela foi encaminhada para iniciar o pré-natal, e também levou os filhos Ariela, de 2 anos, e Adrian, 4 anos, para pesagem nutricional e ao pediatra. “Muito bom os atendimentos. As pessoas são muito atenciosas. Essa é a primeira vez que recebemos esse tipo de serviço aqui. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, disse.
Além das tradicionais consultas com clínico geral, pediatra, oftalmologista, assistência odontológica, equipes de enfermeiros e técnicos de enfermagem garantiram a vacinação de crianças e adultos e, que teve destaque para a imunização contra a Covid-19. “Eu tomei a segunda dose e trouxe meus três netos para serem vacinados também contra a Covid”, relatou Merilane Vieira Xavier, 51 anos.
Quem também aproveitou a vacinação, foi o supervisor laboratorial, Elder Rangel, que recebeu a quarta dose da vacina Covid-19. “A ação é de extrema importância para mim e para a comunidade. Nem todas as pessoas têm acesso ao serviço de saúde durante a semana por causa do trabalho e a oportunidade de estar nas localidades e ter acesso à marcação de exames, consultas médicas é muito bom. A prefeitura vem realizando um trabalho excelente”, disse.
A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde (SMS), Amanda Carvalho, disse que “é muito importante que as pessoas completem o esquema vacinal, principalmente porque estamos numa nova onda de casos na cidade. Hoje tivemos aqui muitas pessoas que só tomaram a primeira dose, quando o município já está aplicando a quarta dose”, alertou.
Houve, ainda, marcação de exames, como, por exemplo, preventivo, mamografia, laqueadura e vasectomia, assistência farmacêutica, aferição de pressão arterial, glicemia, corte de cabelo, manicure, atualização de dados do Auxilio Brasil, oficina de grafite, e vacinação antirrábica de cães e gatos.
“Serviços bem acessíveis e acho até que o programa deveria ser ampliado e mais constantes, pois a comunidade necessita”, disse Jorge Luiz Alvarenga Alves, de 53 anos. Ele fez exame de sangue e passou por atendimento com oftalmologista.
“Que essa seja a primeira de muitas vezes”, disse Vanessa Gomes, 40 anos, que levou o filho Pedro Vitor, de 10 anos, e o sobrinho Talison Rangel, de 5 anos, para cortarem o cabelo.
Parcerias – O Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA) marcou presença com plantio de árvores nas ruas do condomínio e a concessionária Águas do Paraíba aproveitou para sanar dúvidas dos moradores, promover a renegociação de eventuais débitos e também distribuiu brindes para as crianças vacinadas.
Outra parceria foi Ótica Precisão que beneficiou o pequeno Lucas Gomes de Almeida, 7 anos, com óculos de grau após passar pelo serviço de oftalmologia. “Excelente atendimento”, declarou a mãe, Marcele Almeida.
Diagnosticada com catarata, Dalva Gomes Soares, de 62 anos, também foi beneficiada com óculos. “Nunca recebi esse tipo de atendimento aqui. Parabéns para toda equipe”, disse.