A Prefeitura Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia a vacinação com a Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades, a partir desta quarta-feira (07). A decisão segue a orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) devido à baixa adesão do público-alvo inicial, que eram os menores de até 2 anos e prematuros extremos. O agendamento pode ser feito por
AQUI.
“Essa decisão é para evitar a perda do imunizante. Pouquíssimas crianças receberam a vacina”, disse o assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro. De 22 de novembro a 2 de dezembro, somente 31 crianças de até 2 anos, 11 meses e 29 dias receberam a vacina. Já de 3 a 11 anos, de janeiro a 2 de dezembro, somam 34.162 crianças imunizadas com a 1ª dose e 20.566 receberam a com a 2ª dose desde.
A aplicação da Pfizer Baby continuará sendo realizada no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), por senha, das 8h às 13h. no local, podem receber a vacina os bebês prematuros extremos e crianças com comorbidades. O esquema primário de vacinação é composto por três doses: duas iniciais com intervalo de quatro semanas, seguidas por uma terceira após, no mínimo, oito semanas depois da segunda dose.
Para que os bebês prematuros sejam vacinados, o pai ou responsável deverá apresentar o Resumo de Alta da Unidade Terapia Intensiva (UTI), além de RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina. Para as crianças com comorbidades, além dos documentos pessoais citados acima, também é preciso laudo médico ou outro documento que comprove a patologia.
As comorbidades incluídas como prioridade para a vacinação são: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e Cirrose hepática.
O município mantém a aplicação da 1ª e 2ª dose da Coronavac para crianças de 3 a 11 anos, por agendamento online ou senha, exclusivamente na Fundação Municipal de Esportes (FME), antiga AABB, das 9h às 16h. Para aquelas que irão receber a 2ª dose deve ser respeitado o intervalo de 28 dias.
Já a 1ª e 2ª doses da Pfizer para as crianças de 05 a 11 anos, também por agendamento e senha, ocorre na Fundação Municipal de Esportes (FME), das 9h às 16h. Nas UBSF Custodópolis, UBSF Parque Rodoviário, UBSF Ponta da Lama, UBSF Morro do Coco, UBSF Santo Amaro e UPH de Travessão, o atendimento é por agendamento presencial e senha, das 8h30 às 16h. Para aquelas que irão receber a 2ª dose da Pfizer, o intervalo é de oito semanas ou dois meses.
No ato da vacinação é necessário apresentar documento com foto, CPF, caderneta de vacinação ou cartão de vacina contra a Covid-19 dos menores, além do comprovante de residência. Para as crianças que têm comorbidades ou deficiência permanente de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar um documento que comprove a condição de saúde, que pode ser um laudo médico, receita, a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA), dentre outros.