Notícia no detalhe
Campistas viajam pelo universo de Don Quixote no Trianon
Olhares atentos. Uma ópera no palco do Trianon. Na noite desta quinta-feira (26), o público campista teve a chance de viajar pelo divertido universo da história contada em “Don Quixote nas bodas de Comacho”, na abertura do projeto Quinta Clássica. A apresentação foi resultado de uma parceria entre a Fundação Trianon e a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Quem assistiu ao belo espetáculo, teve a chance de conhecer, de perto, uma ópera e ainda exercitou a solidariedade, doando um agasalho.
O Coro e a Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob regência de Marcelo Fagerlande e Juliano Dutra, deram o tom emocionante das canções. O trabalho se tornou viável, graças a união das Escolas de Música, Belas Artes e Comunicação. A direção musical de Marcelo Fagerlande e a direção cênica de José Henrique Moreira encantaram pelo impecável acabamento.
A trama fez o público viajar por uma das histórias de Don Quixote (Fernando Lourenço) e Sancho Panza (Leandro da Costa). A mágica obra de Miguel de Cervantes, misturada com a música do compositor barroco alemão Georg Telemann, ganhou novas cores nesta que é a primeira versão brasileira da famosa ópera, que consumiu dois meses, entre produção e ensaios. Todos do elenco são alunos, assim como os músicos e até mesmo o maestro da Orquestra Sinfônica.
– As reações de satisfação do público, serviram para mostrar que ópera tem público e este hábito precisa ser cultivado em um número maior de vezes. Com a construção do fosso do palco, isso será uma realidade constante – disse a presidente da Fundação Trianon, Auxiliadora Freitas.
O diretor da Escola de Música da UFRJ, André Cardoso, destacou a importância da parceria e da apresentação. “Incluir o Trianon na agenda de apresentações, foi uma honra. O teatro ficou lotado e isso mostra o interesse da população em conhecer a magia de uma ópera. Em breve, voltaremos com outras novidades, dentro desta parceria”, comentou André.
Campistas em cena – No elenco de “Don Quixote nas bodas de Comacho”, destaque para as participações de duas atrizes campistas, alunas do curso de Direção Teatral da UFRJ. Luiza Rangel e Lívia Ataíde iniciaram a carreira na Cia. de Arte Persona e hoje se destacam em montagens na universidade. “O convite veio quando estavam procurando atrizes para o trabalho de preparação corporal, atuando nos personagens do burrinho e do cavalo. Está sendo maravilhoso e se apresentar em casa é ainda mais especial”, disse Luiza Rangel, após a apresentação.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















