Notícia no detalhe
Procon orienta sobre novas regras para cheques
A secretária de Defesa do Consumidor Procon/Campos, Rosangela Tavares, orienta os consumidores e fornecedores sobre as novas regras para o uso de cheques, aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e estabelecidas pela Resolução 3.972, do Banco Central. Ela ressalta as principais mudanças que ocorrerão, vigorando a partir da abertura de novas contas.
- O consumidor deve estar muito atento às mudanças relacionadas aos seus direitos e deveres, assim como o fornecedor. Pensando nisso, o Procon busca atualizar sempre as informações e repassá-las aos consumidores – completa a secretária. Confira as principais mudanças:
Bancos - Os consumidores deverão ser informados, de forma clara, quais os critérios utilizados para a concessão ou não de talões de cheque. Em cada folha de talão de cheque, deve constar a data de confecção, assim como ocorre com os dados de identificação do titular ou titulares da conta.
Passa a ser responsabilidade do banco, adaptar seus sistemas de controle para o monitoramento do comportamento dos seus clientes, tendo o prazo de um ano para refazer os contratos vigentes, que deverão incluir restrições cadastrais, se estas existirem e as condições para ter direito aos cheques, bem como orientações, em caso de descumprimento das cláusulas.
Consumidores: Quem tiver o cheque devolvido poderá solicitar o nome completo, endereço e agência bancária da pessoa ou empresa que fez o depósito, podendo, desta forma, localizar o beneficiário do título e regularizar o débito.
Em caso de sustação de cheques será preciso comunicar ao banco e registrar um boletim de ocorrência por furto, roubo ou extravio, com a obrigação de apresentá-lo no prazo de dois dias à instituição bancária. Segundo o CMN, a medida visa evitar cancelamentos indevidos e o uso de folhas de cheques roubadas.
As instituições fornecedoras de talões de cheques poderão valer-se dos seguintes critérios para o fornecimento: histórico de ocorrências com cheques, existência de saldo em conta, estoque de folhas de cheque em poder do consumidor, registro no cadastro de emitentes de cheques sem fundo e regularidade dos dados e dos documentos de identificação do correntista.
Em caso de dúvidas, o consumidor poderá comparecer ao Procon/Campos, situado na Avenida José Alves de Azevedo, 236, Centro, ligar para (22) 2725-6474 ou enviar sua dúvida para faleconosco@procon.campos.rj.gov.br
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2025 14:31:07 Sábado de sol movimenta a praia e a Feira de Agricultura Familiar e do Pescado
- 11/01/2025 14:30:15 DJ R10 será a atração do trio elétrico deste domingo em Farol de São Tomé
- 11/01/2025 12:58:14 Alunos do projeto Reciclar na Rede participarão da Ecotrilha do Pelag em Farol
- 11/01/2025 12:19:40 Ordem Pública alerta para proibição de garrafas e copos de vidro na Arena de Shows
- 11/01/2025 10:54:59 Saúde alerta para os cuidados com doenças após contato com águas de chuvas
Sábado de sol movimenta a praia e a Feira de Agricultura Familiar e do Pescado
1101 14h30DJ R10 será a atração do trio elétrico deste domingo em Farol de São Tomé
1101 12h58Alunos do projeto Reciclar na Rede participarão da Ecotrilha do Pelag em Farol
1101 12h19Ordem Pública alerta para proibição de garrafas e copos de vidro na Arena de Shows
1101 10h54Saúde alerta para os cuidados com doenças após contato com águas de chuvas
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3IPTU 2025: Guias para pagamento podem ser emitidas a partir desta sexta-feira
4Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
5Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
6Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores