Notícia no detalhe
Procon orienta sobre novas regras para cheques
A secretária de Defesa do Consumidor Procon/Campos, Rosangela Tavares, orienta os consumidores e fornecedores sobre as novas regras para o uso de cheques, aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e estabelecidas pela Resolução 3.972, do Banco Central. Ela ressalta as principais mudanças que ocorrerão, vigorando a partir da abertura de novas contas.
- O consumidor deve estar muito atento às mudanças relacionadas aos seus direitos e deveres, assim como o fornecedor. Pensando nisso, o Procon busca atualizar sempre as informações e repassá-las aos consumidores – completa a secretária. Confira as principais mudanças:
Bancos - Os consumidores deverão ser informados, de forma clara, quais os critérios utilizados para a concessão ou não de talões de cheque. Em cada folha de talão de cheque, deve constar a data de confecção, assim como ocorre com os dados de identificação do titular ou titulares da conta.
Passa a ser responsabilidade do banco, adaptar seus sistemas de controle para o monitoramento do comportamento dos seus clientes, tendo o prazo de um ano para refazer os contratos vigentes, que deverão incluir restrições cadastrais, se estas existirem e as condições para ter direito aos cheques, bem como orientações, em caso de descumprimento das cláusulas.
Consumidores: Quem tiver o cheque devolvido poderá solicitar o nome completo, endereço e agência bancária da pessoa ou empresa que fez o depósito, podendo, desta forma, localizar o beneficiário do título e regularizar o débito.
Em caso de sustação de cheques será preciso comunicar ao banco e registrar um boletim de ocorrência por furto, roubo ou extravio, com a obrigação de apresentá-lo no prazo de dois dias à instituição bancária. Segundo o CMN, a medida visa evitar cancelamentos indevidos e o uso de folhas de cheques roubadas.
As instituições fornecedoras de talões de cheques poderão valer-se dos seguintes critérios para o fornecimento: histórico de ocorrências com cheques, existência de saldo em conta, estoque de folhas de cheque em poder do consumidor, registro no cadastro de emitentes de cheques sem fundo e regularidade dos dados e dos documentos de identificação do correntista.
Em caso de dúvidas, o consumidor poderá comparecer ao Procon/Campos, situado na Avenida José Alves de Azevedo, 236, Centro, ligar para (22) 2725-6474 ou enviar sua dúvida para faleconosco@procon.campos.rj.gov.br
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















