Os professores que trabalham com Educação Infantil ganharam um reforço a mais nas salas de aulas. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) adquiriu laboratórios Brincar&Aprender, que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem para a Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. Ao todo, foram entregues 196 laboratórios nas unidades escolares do município. O Brincar&Aprender é composto por estantes organizadoras lúdicas, estante modular, estante de recursos educacionais lúdicos – Educação Infantil e conjunto de recursos educacionais lúdicos – Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Todo esse material integra o Programa Labmais da Seduct implantado nas unidades escolares do município no ano passado. Uma das primeiras escolas a receber o laboratório foi o Centro Educacional 29 de Maio, na Pecuária. De acordo com a diretora, Adriana Matos, o equipamento ajudou muito na concepção e realização das aulas, que saíram do lugar comum e ganharam um complemento a mais, despertando na criança, o gosto por aprender.
“Os professores puderam sair do espaço rotineiro da sala de aula e desenvolver atividades mais criativas, contemplando o brilho nos olhares dos seus alunos. Enquanto diretora, me sinto otimista com todas essas ações voltadas para uma educação de qualidade para o nosso município. Todos os laboratórios foram um ganho para as escolas. Nossos alunos frequentam semanalmente todos eles. Fico feliz em ver essa sensibilidade do Prefeito Wladimir Garotinho, do nosso secretário Marcelo Feres e sua equipe, em ter esse olhar de prioridade por uma educação cada vez mais construtiva”, disse Adriana.
A diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, falou sobre apoio pedagógico que materiais concretos, lúdicos, divertidos e desafiadores trazem para a sala de aula, contribuindo muito para um trabalho mais eficiente do professor e auxiliando na motivação e participação dos alunos nas situações de aprendizagem.
“O laboratório móvel brincar e aprender possibilita diferentes estratégias de intervenção pedagógica pelo professor e traz significado para a aprendizagem dos alunos, pois além de serem confeccionados em materiais adequados ao público atendido, são elaborados para estimular e desafiar a curiosidade, a descoberta e a ludicidade nos alunos", destacou.
A coordenadora da Educação Infantil, Sirlei Artilles, acrescentou que a chegada dos laboratórios representa um ganho considerável para as práticas pedagógicas. “Esse Laboratório disponibiliza recursos didáticos e jogos que irão tornar as aulas mais lúdicas e criativas, atendendo em cada etapa do desenvolvimento das nossas crianças. Os laboratórios oferecem diferentes recursos de linguagens fundamentais no processo de construção da aprendizagem, pois é através do brincar que a criança expressa sentimentos, conhece a si, o outro e o mundo, reflete ações prazerosas e partilha brincadeiras com o outro. É através do brincar também que a criança expressa sua individualidade, os movimentos, os sentidos e a utilização de várias linguagens levando-os à reflexão”.
A Escola Municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva, situada no Parque Santa Rosa, também recebeu o LabMais. A diretora, Daniely Pelicioni Azevedo, conta que os laboratórios foram uma ferramenta essencial para despertar nos alunos a vontade de aprender e de participar das aulas.
“Diante de todos os desafios que o ano nos trouxe, 2022 também nos resgatou a esperança. Só no ano passado nossa escola foi equipada com cinco novos laboratórios e voltou a funcionar a todo vapor o tão sonhado laboratório de informática. Sala de aula equipada, professores capacitados, é com certeza sucesso pedagógico para nossos alunos. Um bom ambiente de trabalho é essencial para a produtividade. O laboratório brincar e Aprender desperta o lado lúdico da aprendizagem e as crianças ficam encantadas”, afirmou a diretora.
Coordenadora de Ensino Fundamental Anos Finais, Verônica Gomes, também falou sobre a conquista. “O Laboratório Brincar & Aprender tem um elenco excelente de recursos didáticos e jogos que dinamizam a ação educativa. Quando inseridos no planejamento do professor, apresentam-se como fonte rica e lúdica que leva o aluno a refletir, analisar, levantar hipóteses, desenvolvendo, aprofundando e consolidando as habilidades e competências imprescindíveis ao seu desenvolvimento cognitivo e alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, ressaltou.