Notícia no detalhe
Procon Campos alerta para novo golpe do catálogo telefônico
O Procon de Campos alerta a sociedade campista para novos casos do “golpe da lista telefônica” que estão ocorrendo no município. De acordo com o órgão, a prática é antiga, mas sempre acaba lesando os consumidores de boa-fé. As reclamações que chegam ao Procon dão conta que “operadores” da empresa entram em contato com os clientes oferecendo a inclusão do nome da firma no catálogo telefônico, mediante a oferta de diversas vantagens, inclusive, gratuidade.
Após muita insistência dos “vendedores” e das ofertas vantajosas, os proprietários ou algum de seus funcionários, mesmo não autorizados, acabam aderindo à proposta que é oferecida pelo envio de um fax, onde o consumidor preenche seus dados e assina proposta de um serviço oferecido gratuitamente. Este, na verdade, é um contrato de prestação de serviços.
Quando a fatura de pagamento chega ao cliente é que ele percebe que foi enganado, pois as informações prestadas no ato da contratação não estavam sendo cumpridas. O Código de Defesa do Consumidor estipula que a oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas, de modo a não induzir o consumidor em erro.
Além de enganarem estes consumidores, com base num contrato assinado, ameaçam os comerciantes, pressionando-os com a possibilidade de incluí-los dos cadastros restritivos de crédito (SPC e Serasa). De acordo com a Secretária Executiva do Procon, Rosangela Tavares, os consumidores devem redobrar seus cuidados, pois existem muitas empresas inescrupulosas atuando no mercado. O modus operandi da quadrilha é estar temporariamente atuando em determinada região. Quando um bom número de clientes é lesado, os “vendedores” se deslocam para outra região e com uma nova firma registrada, passam a aplicar o mesmo golpe.
A secretária orienta os consumidores que não assinem sem autorizem seus funcionários a atualizarem qualquer cadastro ou fornecerem dados da empresa, que não efetuem o pagamento caso recebam alguma cobrança indevida e que reúnam o maior número de documentos enviados pela empresa ou seus vendedores e façam a denúncia imediatamente na Delegacia de Polícia.
Os consumidores também poderão tirar suas dúvidas pelos telefones do Procon, (22) 2725-6474, 2725-6484 e 2725-6494, ou pelo site do órgão, www.procon.campos.rj.gov.br ou envie sua dúvida para faleconosco@procon.campos.rj.gov.br
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