Notícia no detalhe
Procon Campos alerta para novo golpe do catálogo telefônico
O Procon de Campos alerta a sociedade campista para novos casos do “golpe da lista telefônica” que estão ocorrendo no município. De acordo com o órgão, a prática é antiga, mas sempre acaba lesando os consumidores de boa-fé. As reclamações que chegam ao Procon dão conta que “operadores” da empresa entram em contato com os clientes oferecendo a inclusão do nome da firma no catálogo telefônico, mediante a oferta de diversas vantagens, inclusive, gratuidade.
Após muita insistência dos “vendedores” e das ofertas vantajosas, os proprietários ou algum de seus funcionários, mesmo não autorizados, acabam aderindo à proposta que é oferecida pelo envio de um fax, onde o consumidor preenche seus dados e assina proposta de um serviço oferecido gratuitamente. Este, na verdade, é um contrato de prestação de serviços.
Quando a fatura de pagamento chega ao cliente é que ele percebe que foi enganado, pois as informações prestadas no ato da contratação não estavam sendo cumpridas. O Código de Defesa do Consumidor estipula que a oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas, de modo a não induzir o consumidor em erro.
Além de enganarem estes consumidores, com base num contrato assinado, ameaçam os comerciantes, pressionando-os com a possibilidade de incluí-los dos cadastros restritivos de crédito (SPC e Serasa). De acordo com a Secretária Executiva do Procon, Rosangela Tavares, os consumidores devem redobrar seus cuidados, pois existem muitas empresas inescrupulosas atuando no mercado. O modus operandi da quadrilha é estar temporariamente atuando em determinada região. Quando um bom número de clientes é lesado, os “vendedores” se deslocam para outra região e com uma nova firma registrada, passam a aplicar o mesmo golpe.
A secretária orienta os consumidores que não assinem sem autorizem seus funcionários a atualizarem qualquer cadastro ou fornecerem dados da empresa, que não efetuem o pagamento caso recebam alguma cobrança indevida e que reúnam o maior número de documentos enviados pela empresa ou seus vendedores e façam a denúncia imediatamente na Delegacia de Polícia.
Os consumidores também poderão tirar suas dúvidas pelos telefones do Procon, (22) 2725-6474, 2725-6484 e 2725-6494, ou pelo site do órgão, www.procon.campos.rj.gov.br ou envie sua dúvida para faleconosco@procon.campos.rj.gov.br
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
- 08/09/2025 14:26:27 Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
0809 14h26Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças