Notícia no detalhe
Violência é debatida em Seminário no HFM
Representantes de diversas instituições se reuniram na manhã desta terça-feira (31), no Hospital Ferreira Machado, durante o I Seminário sobre Violência, promovido pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica do hospital (NVEH). O objetivo é promover um debate sobre o tema, com propostas e ações que busquem o envolvimento da sociedade. Participaram do evento representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria Municipal de Justiça, Núcleo de Vigilância do Idoso, Fundação Municipal da Infância e Juventude, CREAS Mulher, entre outros.
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do HFM, Christiane Ramos, responsável pela notificação dos casos de violência doméstica, sexual e outras violências atendidos no hospital ao Ministério da Saúde, pelo Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN), apresentou dados de alguns casos levantados pelo setor de janeiro de 2010 a maio deste ano.
De acordo com o Núcleo, em uma amostra de 199 casos atendidos pelo HFM, 91% foram de violência física, sendo 61% com utilização de força corporal e espancamento, 15% com utilização de objetos perfuro-cortantes, 18% com utilização de arma de fogo e 10% por meio de violência sexual. 90% dos casos de violência física são de origem domiciliar e urbana. A média de idade dos pacientes atendidos é de 29 anos. Após a apresentação dos dados, o tema foi debatido entre os participantes.
Christiane disse que não há como discutir a violência de forma isolada. “O enfrentamento das questões de violência não passa apenas pela saúde, e le deve ser multidisciplinar, é preciso haver integração de todas as áreas e segmentos da sociedade”, afirmou a médica, que propôs a construção de redes de comunicação e enfrentamento às violências no município.
O Presidente da Fundação João Barcellos Martins (FJBM) e Diretor Geral do HFM, Ricardo Madeira, também participou do evento e disse que o envolvimento de toda a sociedade é fundamental para prevenção à violência. “É muito importante também que as vítimas de violência façam a denúncia às autoridades competentes”, afirmou Madeira.
A funcionária da Superintendência de Saúde Coletiva, Aline Giovannini, disse que a Secretaria de Saúde possui um grupo de trabalho, com representantes de várias secretarias, para traçar estratégias de enfrentamento a violência doméstica e sexual no município. “Até o final do ano, será implantado o NAIVVS – Núcleo de Atendimento Integral às Vítimas de Violência Sexual, com o Hospital Plantadores de Cana como referência neste tipo de atendimento”, disse Aline.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















