Uma das principais parcerias da educação no ano passado foi com o Curso de Primeiros Socorros, ministrado nas creches da rede municipal de ensino por profissionais da Faculdade de Medicina de Campos (FMC). Graças ao sucesso dos trabalhos desenvolvidos, a capacitação terá continuidade também em 2023. O cronograma deste ano já está definido até o mês de abril e a procura segue intensa por parte dos gestores escolares.
No ano passado, foram contemplados centenas de profissionais de cerca de 20 unidades de diversos bairros e distritos como Tapera, Donana, Novo Jóquei, Nova Canaã, Boa Vista, Tocos, São Sebastião, Codin, Penha e Aldeia. A parceria com a Faculdade visa possibilitar que os professores consigam agir em situações emergenciais até a chegada da assistência médica especializada nas unidades, evitando óbitos.
De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, o curso tem sido essencial para garantir mais segurança aos alunos. A parceria vem ajudando os profissionais a se preparem para situações delicadas envolvendo, principalmente, crianças, que podem ocorrer não somente no ambiente escolar, mas também na família, como engasgos e sufocamentos.
Marcelo lembrou que incidentes com moedas, tampas de caneta, peças pequenas de brinquedos e outros objetos, ou mesmo alimentos, podem causar engasgo ou sufocação em crianças pequenas, sendo uma das principais causas de morte acidental de bebês de até um ano de idade, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
“Se podemos contribuir para prevenção, é melhor que o façamos, evitando, assim, situações mais graves. São recomendações essenciais para a vida. Agradeço imensamente à Faculdade de Medicina por ser parceria das nossas unidades escolares e continuar auxiliando nossa rede também em 2023”, afirmou o secretário.
Professor do Curso, Igor Leal Pena acrescentou que a parceria é extremamente importante tanto para as escolas atendidas, para os profissionais da educação e, também, para os acadêmicos, pois cria um ambiente de ensino para os alunos internos da FMC. Ele é enfermeiro sanitarista, especialista em Saúde Pública com Ênfase em Programa Saúde da Família, e mestre em Gestão em Cuidados de Saúde.
“Fazemos dois encontros em cada unidade visitada. Trabalhamos temas como parada cardiorrespiratória na criança, bebê e no adulto, choque elétrico, engasgos, queimaduras, convulsões, ensinamos manobras para os professores das creches, enfim. Estamos recebendo bastante retorno por parte das creches e dos professores. Nos baseamos na Lei Lucas que orienta os estados e municípios a realizarem esse tipo de treinamento para os professores da rede básica de ensino”, explicou Igor.
O médico Leonardo Muniz, professor da Faculdade, responsável pela subcoordenação de Internato em Urgência e Emergência / Atenção Básica / Saúde Coletiva / Saúde Mental / Saúde da Família e Comunidade, acrescentou: "Para a FMC, moldar as relações do aluno com a comunidade, não somente através da assistência, mas também através da educação em saúde, estimula o despertar da cidadania, da responsabilidade pessoal e social da profissão médica nestes jovens futuros médicos".
OUTRO PROJETO
A parceria entre a Seduct e a FMC compreende, ainda, promoção de palestras para os pais e responsáveis pelos alunos, por meio do projeto Educação em Saúde. As ações vêm ajudando as unidades a estreitarem ainda mais os vínculos familiares, ampliando a relação Escola X Família.
O objetivo, segundo Igor, é levar informações para os pais das crianças das creches sobre vários assuntos como diarreia, higiene pessoal, sarna, piolho, asma, rinite e sinusite, dengue, chikungunya, zika, métodos contraceptivos, direito sexual e reprodutivo das mulheres, vacinação, coceira/escabiose, entre outros.
“São duas frentes de trabalho, uma com alunos do Internato da Faculdade, às quartas-feiras pela manhã; outra com estudantes da Extensão, às quintas-feiras à tarde, de 15 em 15 dias”, concluiu.
Cronograma de Primeiros Socorros
06/02 e 10/02 – Creche do Pq Visconde do Rio Branco
13,15,17/02 - Creche Sapucaia
27/02 e 03/03 - CE João Batista Veiga, Custodópolis
06/03 - CE Penha
10/03 e 13/03 - CE Dores de Macabu
17/03 e 20/03 - CE Matadouro
24/03 e 27/03 - CE Poço Gordo
31/03 e 03/04 - CE Julião Nogueira
10/04 e 14/04 - Escola de Dores de Macabu