Educação do Campo marca hoje último dia de formações da Semana Pedagógica
No segundo dia do evento, ontem (quinta-feira, 02), esteve presente a pedagoga da rede, psicopedagoga especialista em neurociência, Karla Freire
Uma roda de conversa sobre Educação no Campo em rede: memória e política pública vai marcar o terceiro e último dia de formações da Semana Pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O coordenador da Educação do Campo da Seduct, geógrafo e professor da rede municipal de ensino, Marcelo Vianna, vai dialogar sobre a temática com outros convidados de forma on-line, às 14h desta sexta-feira (3), pelo canal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) no youtube (
AQUI).
No segundo dia do evento, ontem (quinta-feira, 02), também esteve presente a pedagoga da rede municipal, psicopedagoga especialista em neurociência, Karla Freire, que apresentou os principais marcos do desenvolvimento infantil. Servidora há 17 anos, Liliana Silveira falou sobre a palestra:
“O conteúdo da palestra foi maravilhoso, de extrema importância, com assuntos relevantes para o desenvolvimento das habilidades trabalhadas por nós, professores. Sabemos hoje que a educação infantil é a etapa mais importante da construção do conhecimento, é o momento em que a criança recebe os estímulos adequados para se desenvolver e alcançar a maturidade para a sua alfabetização. Sendo assim, espero que tenhamos sempre oportunidades de capacitação e parcerias com profissionais de equipe multidisciplinar na educação infantil visando sempre à melhoria do nosso ensino público”, pontuou.
O professor de Geografia, História e Artes, mestre em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas e doutorando em Cognição e Linguagem pela Uenf, Ives Duque, também marcou presença e discursou sobre as práticas pedagógicas fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular.
Já a psicóloga, pedagoga, especialista em Neurociência aplicada à aprendizagem e mestranda em Cognição e Linguagem Anna Luisa Ferreira do Nascimento, ministrou sobre de que forma o aspecto emocional influencia o aprender dos alunos e como lidar com as demandas emocionais dentro das escolas, neste processo pós-pandemia.
Houve espaço, ainda, para apresentação de experiências exitosas com docentes da rede municipal de Campos e do Instituto Salesiano Dom Bosco. Participaram as professoras Ana Valeria Valim Rodrigues Aguiar, Rosane de Souza da Silva Oliveira, Simone Machado Alves de Souza e Samara Costa Pereira.