A Empresa Municipal de Habitação (Emhab), nesta sexta-feira (10), realizou reparo da bomba usada no escoamento das águas das chuvas na Vila dos Pescadores, na praia do Farol de São Tomé. A ação atendeu a uma solicitação dos moradores e se deu devido a oscilação no fornecimento de energia elétrica pela concessionária Enel, na Baixada Campista, ocorrida na noite da última quarta-feira (08), queimando um dos componentes da bomba que atende a comunidade.
“Recebemos a demanda devido instabilidade no abastecimento de energia na Baixada, algum problema na rede da Enel e um pico teria queimado uma placa da bomba - uma peça que aciona o equipamento utilizado no esgotamento da água represada nessa comunidade. A bomba atende doze ruas da Vila dos Pescadores que receberá as obras do Bairro Legal, conforme já anunciado pelo prefeito Wladimir Garotinho. Prontamente fomos lá para a substituição da peça danificada, voltando a normalidade, com ruas já com níveis consideravelmente baixos de água”, explicou o presidente Hans Muylaert.
A bomba estava funcionando normalmente e não deixava as águas das chuvas acumularem nas ruas da parte mais baixa da localidade. Em menos de seis horas de funcionamento, entre a manhã e tarde desta sexta (10), as doze, bem como os bueiros transbordando, já apresentavam resultados satisfatórios, com vias transitáveis para os moradores da Vila dos Pescadores.
Os moradores destacam a presença constante do poder público e aguardam ansiosos pelas obras do Bairro Legal. “Graças a Deus, hoje temos um governo que está sempre atento as necessidades da Vila dos Pescadores, presente e atuante. Vivíamos esquecidos, sem as mínimas condições de moradias. Hoje temos ruas que não empoçam mais, todas com iluminação e a prefeitura sempre atendendo nossas emergências. E, abaixo de Deus, agradecemos ao prefeito Wladimir que tem vindo na comunidade sempre, desde que assumiu e dentro de poucos dias vai estar realizando nosso maior sonho, com as obras de melhorias na vila, com instalação de redes de água e esgoto, estações de tratamento e asfaltamento das ruas. Sonho com isso todos os dias e me emociono ao falar”, relatou dona Carmem Célia Rangel, de 68 anos.
BAIRRO LEGAL - Na principal rua de acesso à Vila dos Pescadores, as primeiras movimentações começaram para o início das obras do Bairro Legal na comunidade, conforme prometido pelo prefeito Wladimir. Cerca de 10 banheiros químicos começaram a chegar para atender os trabalhadores que, de acordo com o cronograma divulgado pela Mecanorte - empresa responsável pela obra -, terá início logo após o Carnaval.
O projeto para a Vila dos Pescadores será executado em conjunto pelas Secretarias Municipais de Planejamento Urbano e de Obras e Infraestrutura, em parceria com o Governo do Estado. No investimento, da ordem de R$ 38 milhões, estão previstos serviços de pavimentação, redes de água e esgoto e de drenagem pluvial, incluindo, ainda, estações e elevatórias de tratamento de esgoto.
AÇÕES – A Vila dos Pescadores, desde o início da gestão do prefeito Wladimir Garotinho vem recebendo ações de governo. A localidade recebeu melhorias nas ruas para comportar o movimento de verão, por meio de uma parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e Secretaria de Obras e Infraestrutura (
AQUI). Força-tarefa já vinha sendo realizada para minimizar os problemas de alagamentos (
AQUI).