Notícia no detalhe
Descentralização do atendimento em várias áreas da saúde
A descentralização do atendimento e de serviços é uma das políticas da Secretaria Municipal de Saúde para continuar garantindo a melhoria da assistência à população. A descentralização teve início em 2009 e, desde então, a prefeitura ampliou, por exemplo, o número de pólos do Programa de Combate da Hipertensão Arterial e do Diabates (Hiperdia), aumentando de três para 14.
Este ano, as consultas de climatério deixaram de ser feitas apenas no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) e passaram a ser feitas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Agora, a secretaria vai descentralizar o atendimento voltado especificamente ao trabalhador, com doenças ocupacionais ou vítimas de acidente de trabalho.
Trata-se do pólo do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST), que será implantado na parte interna do Mercado Municipal nos próximos dias. A Secretaria de Saúde já deu início ao cadastramento dos trabalhadores do Mercado e do Shopping Popular Michel Haddad.
O secretário, Paulo Hirano, afirma que o pólo vai oferecer, de graça, orientação, prevenção e consultas de especialidades aos feirantes e camelôs, além de serviços de primeiros socorros à população em geral, caso tenha alguma indisposição durante as compras.
- Haverá atendimentos com reumatologista, médico ocupacional, enfermeiro do trabalho, infectologista, advogado, psicólogo, dermatologista clínica, fisioterapeuta, serviço social, hidroterapia, além de terapia para os casos mais complexos, como assédio moral - orienta o secretário.
Hirano destaca, ainda, a descentralização da marcação de consultas, que passou a ser feita em 88 pólos, e de marcação de exames especiais, atualmente realizada em 64 pólos. “Além disso, também criamos 42 pólos para coleta de material para exames laboratoriais simples”, finalizou.
Teste do Pezinho - A prefeitura vai descentralizar ainda mais a coleta de material para o Teste do Pezinho. A meta é levar o serviço para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), diminuindo o tempo em que a mãe leva a criança para fazer o exame. Para isso, enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal e da rede hospitalar conveniada estão sendo capacitados pelo Instituto de Endocrinologia e Diabetes do Estado do Rio de Janeiro (IEDE).
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 20:01:04 Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
- 08/01/2025 18:36:20 Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
- 08/01/2025 17:40:13 CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
- 08/01/2025 17:19:23 Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
- 08/01/2025 16:44:33 IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
0801 18h36Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
0801 17h40CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
0801 17h19Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
0801 16h44IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira