Notícia no detalhe
Descentralização do atendimento em várias áreas da saúde
A descentralização do atendimento e de serviços é uma das políticas da Secretaria Municipal de Saúde para continuar garantindo a melhoria da assistência à população. A descentralização teve início em 2009 e, desde então, a prefeitura ampliou, por exemplo, o número de pólos do Programa de Combate da Hipertensão Arterial e do Diabates (Hiperdia), aumentando de três para 14.
Este ano, as consultas de climatério deixaram de ser feitas apenas no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) e passaram a ser feitas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Agora, a secretaria vai descentralizar o atendimento voltado especificamente ao trabalhador, com doenças ocupacionais ou vítimas de acidente de trabalho.
Trata-se do pólo do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST), que será implantado na parte interna do Mercado Municipal nos próximos dias. A Secretaria de Saúde já deu início ao cadastramento dos trabalhadores do Mercado e do Shopping Popular Michel Haddad.
O secretário, Paulo Hirano, afirma que o pólo vai oferecer, de graça, orientação, prevenção e consultas de especialidades aos feirantes e camelôs, além de serviços de primeiros socorros à população em geral, caso tenha alguma indisposição durante as compras.
- Haverá atendimentos com reumatologista, médico ocupacional, enfermeiro do trabalho, infectologista, advogado, psicólogo, dermatologista clínica, fisioterapeuta, serviço social, hidroterapia, além de terapia para os casos mais complexos, como assédio moral - orienta o secretário.
Hirano destaca, ainda, a descentralização da marcação de consultas, que passou a ser feita em 88 pólos, e de marcação de exames especiais, atualmente realizada em 64 pólos. “Além disso, também criamos 42 pólos para coleta de material para exames laboratoriais simples”, finalizou.
Teste do Pezinho - A prefeitura vai descentralizar ainda mais a coleta de material para o Teste do Pezinho. A meta é levar o serviço para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), diminuindo o tempo em que a mãe leva a criança para fazer o exame. Para isso, enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal e da rede hospitalar conveniada estão sendo capacitados pelo Instituto de Endocrinologia e Diabetes do Estado do Rio de Janeiro (IEDE).
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















