A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca iniciou a reabertura da Estrada do 58, que liga Santa Maria, junto à RJ 228, à região de Pedra Lisa, em Morro do Coco. A vicinal, que não recebia manutenção há mais de uma década, está sem tem condições de trafegabilidade e praticamente em desuso. O trabalho será feito por meio do programa municipal Estradas do Produtor.
O secretário de Agricultura, Almy Júnior, acompanhou o início dos trabalhos junto com o subsecretário Álvaro Cesar, o secretário de Governo, Ângelo Rafael Damiano, agentes de desenvolvimento local (ADLs) da Prefeitura, vereador Cabo Alonsimar, produtores e trabalhadores rurais. De acordo com Almy Júnior, são cerca de 22 quilômetros de estrada a serem recuperados.
"É uma estrada muito importante para A produção agrícola, especialmente a leiteira. São mais de 20 quilômetros dessa estrada municipal, fundamental para o desenvolvimento da região. E esse ano, com as máquinas adquiridas pelo governo Wladimir Garotinho, como patrols, retroescavadeiras e caminhões, a gente deve conseguir, no mínimo, dobrar nossa capacidade de recuperação de estradas. E todas as estradas que já fizemos, foram mais de 800 quilômetros de vicinais, vamos refazer, como determina o protocolo de estradas vicinais onde tem produção agrícola. Estamos trabalhando fortemente e a determinação do prefeito é que a gente atue para melhorar as condições de trabalho dos nossos agricultores e trabalhadores do campo. O objetivo é ter mais 1.200 quilômetros de estradas recuperadas este ano. Aqui, temos inclusive a Ponte do 58, que caiu há uns 8 anos e que será substituída por uma de concreto", adiantou o secretário.
Equipes da Diretoria de Infraestrutura Rural, representadas pelos diretores Robson Vieira e Gedson Jerônimo, vão retirar vegetação para aumentar a largura da Estrada do 58, nivelar o solo, colocar manilhas em alguns trechos e finalizar com saibro, material de maior durabilidade, entre outros serviços. Dependendo das condições climáticas, o trabalho deve durar cerca de 30 dias.
Ecilmar Cordeiro de Moura, que é produtor de gado de corte, também foi conferir o começo dos trabalhos. "Tem uns 13, 14 anos que essa estrada não recebe manutenção. Não tem como escoar a produção e, em época de muita chuva, as pessoas ficavam sem ter como sair de casa. Essa é uma região de produção agrícola muito importante, mas escoar os produtos é muito difícil, tem de rodar muito mais quilômetros, por outros caminhos, para conseguir. Mas, agora, estamos confiantes que nossa região vai prosperar com a nova estrada", contou.
AGRICULTURA E TURISMO – "A região Norte tem a tradição da Agricultura, além de ser uma região belíssima, e a Secretaria de Governo está aqui para fazer a integração dos trabalhos das secretarias com os agricultores, com os produtores e moradores. Essa estrada vai beneficiar toda a população e permitir o desenvolvimento não só da agricultura como do turismo em Campos", declarou o secretário de Governo, Ângelo Rafael.
A agricultora Denise Jardim elogiou o trabalho que vem sendo executado pelo governo municipal para beneficiar a população do campo e o produtor rural da região Norte de Campos. "Esse governo está sendo uma benção, trazendo máquinas, porque a gente estava sem estradas. Muitas pessoas perderam plantio porque não tinha como passar nas estradas. Agora, graças a Deus, o secretário já informou que a nossa região vai ter uma patrulha rural permanente, para recuperar as estradas e fazer a manutenção todo ano. Agora, as máquinas vão atuar aqui, depois vão para Espírito Santinho, para Sítio Floresta, Boa Sorte, São Roque e os agricultores estão animados", falou Denise.
PONTE DO 58 – O secretário Almy Júnior lembra que 19 pontes de concreto já foram licitadas pela Prefeitura para serem construídas em diferentes regiões de Campos, com o objetivo é apoiar os produtores rurais e promover o agroturismo, além de fazer a integração do município. Entre as 19, está a Ponte do 58. Agricultores e moradores de Santa Maria estão na expectativa das melhorias.
"Tem leite e gado que a gente precisa entregar e não consegue e são vários trabalhadores que não conseguem chegar no trabalho. A gente tem muito prejuízo com carro, moto e, muitas vezes, fica a pé pelo caminho, por causa de muita lama, buracos, pedras, vegetação, árvores que caem pela estrada. Nem a ponte consertaram porque a estrada praticamente não era usada. Desta vez, a Prefeitura vai investir na recuperação de tudo, de estradas a pontes, e a gente vai conseguir trabalhar, produzir", detalhou o gerente de fazenda, José Paulo Lacerda.