Neste domingo (05) foram aplicadas as provas do Processo Seletivo para o Programa Criança Feliz, na Universidade Estácio de Sá, Universidade Salgado de Oliveira e no IFF-Centro. As provas foram iniciadas às 14h com duração de 3h. Nos três locais, o movimento de candidatos foi intenso, mas tudo ocorreu dentro da normalidade.
A publicação do gabarito será liberada nesta terça-feira (07). O período para apresentar recursos quanto ao gabarito será entre os dias 07 e 08. A divulgação do resultado final com a classificação dos candidatos e a chamada para a contratação está prevista para acontecer no dia 27 de março. O cronograma completo pode ser conferido no final desta matéria.
A contratação é temporária e, inicialmente, deve durar 12 meses. As vagas disponíveis são para supervisor e visitador do Programa. Para supervisor são 11 vagas, sendo uma reservada para pessoas com deficiência. Já para visitador são 87 vagas, com 8 reservadas também para pessoas com deficiência.
Acompanhado da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, o secretário Rodrigo Carvalho acompanhou o processo de abertura dos portões, aplicação das provas e término do exame. Para ele, as pessoas que se candidataram vão contribuir muito para o Programa, que está sendo desenvolvido e organizado pela SMDHS.
“É um Programa pioneiro em Campos. Ele é um Programa do Governo Federal, mas que já acontece em alguns municípios. A gente está muito ansioso e na expectativa que essas pessoas entrem na nossa equipe com muita força de vontade. A gente precisa que essas pessoas incorporem nossa lema, determinado pelo prefeito Wladimir Garotinho, que é cuidar de pessoas. Agora, com o Programa, cuidar de crianças também”, explicou o secretário.
Carioca e morador de Campos há quatro anos, Gustavo Vicente fez a prova para o cargo de visitador na Estácio de Sá. Para ele, a iniciativa do processo seletivo ser gratuito abriu oportunidades para pessoas menos favorecidas. “O trabalho está bem difícil, então esse processo seletivo sem precisar pagar taxas, por exemplo, está sendo boa para quem é pobre. Eu fiquei nervoso, porque foi a primeira vez que fiz uma prova desde o fim do ensino médio. Apesar de tudo, eu estou muito confiante no bom resultado”, disse.
Geiza Apolinário, de 40 anos, também fez a prova na Estácio de Sá. Ela, que fez um curso preparatório para a prova, se mostrou confiante. "Estou confiante, porque estudei bastante e fiz cursinho. Eu acredito que vou estar dentro dessas 87 vagas. O bom disso tudo, por ser gratuito, é que é um processo seletivo democrático, em que muitas pessoas podem participar”, contou.
O Criança Feliz tem como papel principal o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, ou seja, entre zero e seis anos, considerando sua família e seu contexto de vida. Em Campos serão 2.600 usuários atendidos e acompanhados pelas equipes formadas através do Processo Seletivo.
CRONOGRAMA
Publicação do Edital 27/01/2023
Período de inscrição 27 a 30/01/2023
Publicação preliminar dos candidatos inscritos 03/02/2023
Recursos quanto a inscrição 06 e 07/02/2023
Publicação final dos candidatos inscritos com os respectivos locais de prova 15/02/2023
Aplicação da Prova 05/03/2023
Publicação do Gabarito 07/03/2023
Recursos quanto ao Gabarito 07 e 08/03/2023
Resultado preliminar 20/03/2023
Recurso do resultado preliminar 20 e 21/03/2023
Publicação do resultado do recurso das provas 23/03/2023
Divulgação do resultado final com a respectiva classificação dos candidatos e convocação para contratação 27/03/2023