A Prefeitura realiza neste sábado (11), das 9h às 13h, no Condomínio Recanto das Lagoas, na Tapera 1, a primeira edição deste ano do programa Morar com Saúde. Lançado oficialmente em maio de 2022 pelo prefeito Wladimir Garotinho, o programa entra em sua 8ª edição, com a oferta de novos serviços nas áreas da saúde e da assistência social.
O projeto, elaborado pela Secretaria de Governo, tem como parceiros a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. A coordenadora do Morar com Saúde, Linda Mara Silva, disse que, além de atendimento com clínico geral, pediatra, oftalmologista e dentista, haverá, nesta edição, a presença de dois psicólogos do Programa de Saúde Mental, da secretaria de Saúde.
“Durante o cadastro das famílias, feito em fevereiro deste ano, percebemos que muitas pessoas estão fazendo uso indiscriminado de remédios controlados para insônia e depressão. Levaremos os psicólogos para orientar que o uso desses remédios sem orientação médica é um risco à saúde”, disse.
Outra novidade, segundo Linda Mara, será a realização do Censo da Saúde, lançado pela secretaria de Saúde no dia 28 de fevereiro, paralelo ao lançamento do projeto “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas”, que visa salvar vidas por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
Por meio do Censo, a secretaria quer conhecer e quantificar o número de pessoas acometidas pela hipertensão e diabetes para um melhor planejamento das ações de atendimento, reduzindo assim a mortalidade por problemas cardiovasculares. Para participar do Censo, a pessoa deverá acessar o link disponibilizado no site oficial da Prefeitura, até o dia 31 de março.
No Morar com Saúde haverá ainda coleta de sangue por profissionais de um laboratório parceiro e agendamento de outros exames, se necessário, pela equipe do Núcleo de Controle e Avaliação da secretaria de Saúde, assistência farmacêutica e vacinação contra a Covid-19 e de rotina.
O Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) fará o agendamento de exames preventivo, mamografia, laqueadura e vasectomia. As pessoas poderão solicitar também o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cortar o cabelo, se assim desejarem. Além de um documento de identificação, elas deverão levar a caderneta de vacinação.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoverá ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, combate aos roedores, agendamento para castração de animais e vacinação antirrábica de cães e gatos. Uma equipe da concessionária Águas do Paraíba também estará presente para sanar dúvidas dos moradores e promover a renegociação de eventuais débitos.
No dia 15 de abril, segundo Linda Mara, os serviços serão levados para o condomínio Recanto dos Campeões, na Tapera 2. “Já fechamos o cronograma até outubro. Vamos seguir a orientação do prefeito Wladimir Garotinho e do vice Frederico Paes, que tem investido em uma saúde de qualidade, a partir do cuidado com as pessoas”, afirmou.